Encarnação - Textos

A vida do espírito e o ego

Resumindo, então, tudo o que dissemos até aqui, posso afirmar que encarnação é um processo no qual um espírito se aventura com a intenção de provar a si mesmo que é capaz de conviver com o Universo sem jamais perder a sua felicidade, sem sofrer com o sofrimento dos outros e sem exigir que o próximo se mude para o que ele acha certo. Para isso o ser liga-se a uma consciência temporária e ilusória que lhe incita a perder a felicidade criando a ideia de que o que ele quer é certo e que os outros são errados por serem diferente dele.

Essa é, vamos dizer assim, em síntese o objetivo da encarnação, o que deve ser alcançado pelo espírito na sua aventura encarnatória.

Participante: o espírito pode estar em sintonia com Deus e o personagem agir parecendo que não está? O personagem pode estar brigando com alguém, mas sem que haja da parte do espírito o sentimento de briga? Pode ser apenas uma briga teatral por circunstâncias?

O personagem não pode viver uma sensação diferente do ato que pratica. Isso porque as formas e as sensações são uníssonas. Agora, o espírito pode estar vendo o personagem brigar sem vivenciar o mesmo sentimento. Ou seja, o personagem está vivendo uma sensação e o espírito outro sentimento.

Personagem não é espírito: é personagem. O personagem, como dissemos, é a junção da parte técnica, ou seja, da briga, dos gestos e das palavras com uma determinada sensação. Se os atos refletem raiva, contrariedade ou qualquer outra sensação neste sentido serão elas que o personagem cultivará. Já o espírito, pode estar vivendo outra coisa.

Ele não precisa necessariamente vivenciar estas sensações. Ele tem o livre arbítrio, ou seja, pode vivenciá-las ou optar em viver o Amor Universal que acabamos de falar.

 Participante: espírito encarnado é o personagem?

Não...

Qual o seu nome?

Participante: Maria.

Esse é o nome do personagem. Espírito não tem nome, cor, sexo, raça ou religião. Ou seja, o espírito não é a Maria...

A Maria é um personagem e ela vive a sua vida a partir de uma história, que contém determinadas formas e sensações que o ego cria. O espírito é outra coisa. Ele vive outra realidade, quer seja em acontecimentos como na parte sentimental...

 Participante: então, o espírito pode não ser contaminado pela sensação gerada pelo ego?

Isso é o resultado positivo da encarnação, ou seja, a elevação espiritual. Ela acontece quando o espírito participa da ação que o personagem está vivendo sem se prender àquilo que está acontecendo.

Vou dar um exemplo. O personagem, aquilo que você chama de você, está brigando com uma pessoa. Ele está falando, gesticulando e sentindo uma sensação. Isso não quer dizer que é você, o espírito, que está falando, gesticulando ou sentido aquela sensação. É o personagem que está.

A elevação espiritual, o seja, o bom termo da encarnação, acontecerá quando o espírito assiste a vida humana, como Krishna ensina, ao invés de vivenciar os acontecimentos dentro da realidade que o ego está criando. Ela acontece quando o espírito se desliga das sensações e pensamentos que o ego lhe envia.