Encarnação - Textos

A reforma íntima

Então, já ficou claro o que o espírito tem que fazer e o que ele vai receber por esse trabalho. Mas, como fazer: é o que pergunto agora.

Sintonizar um rádio ou uma televisão é muito fácil: basta mexer em um botão. Mas, como se faz para sintonizar-se com Deus? Esta é a pergunta que vou responder agora.

O trabalho de sintonização com Deus foi chamado por Kardec e pelo Espírito da Verdade de reforma íntima. Vamos conversar sobre isso...

O é reforma? Mudança... O que quer dizer íntimo? Pessoal, de dentro...

Portanto, o processo de sintonização com Deus é um processo de mudança interior, de reforma intima.

A busca da reforma intima é muito procurada por alguns seres humanos que se ligam a questão da espiritualidade. Acontece que eles buscam fazer essa reforma não no seu íntimo, mas no mundo exterior. Eles se preocupam em alterar atos, ao invés de buscar reformar o seu interior.

Ao invés de ficar em casa assistindo televisão, aqueles que se ligam na questão espiritual vão para igreja, para os centros ou buscam praticar os chamados atos caridosos. Acham que executando estas ações estão se reformando. Mas, a reforma não é externa, mas interna. Por isso afirmo que não adianta nada reformar atos sem reformar o interior.

O que seria reformar o interior? Como falamos, reformar é mudar. Mas, o que é mudar o interior?

Para alguém se mude, é preciso que esteja em uma posição e vá para outra. Isso se chama mudança: ser de um jeito e passar a ser de outro.

 Estamos começando a compreender reforma íntima: mudança do jeito atual de ser interior para um novo jeito de ser interior. Portanto, não estamos mais falando de atos, mas sim de sentimentos, de sensações.