Encarnação - Textos

A realidade humana é virtual

O que falamos aqui é a realidade do Universo e, portanto, a realidade real do mundo que vocês, personalidades humanas, vivem. Usando termos de humanos de hoje, diria que a vida que as personalidades humanas vivem é uma realidade virtual. Falo assim porque a realidade real se consiste de um espírito parado (sem movimentação) que recebe toda a ideia de movimento e das sensações que vivencia a partir de um elemento externo a ele.

Esta realidade virtual criada pelo ego foi classificada por Buda como poluição adventícia. Ou seja, algo que altera a pureza do espírito após o advento ou o nascimento na carne.

A personalidade humana altera a pureza do espírito porque muda a realidade que ele vive. Cria formas e elementos onde existe apenas o fluido cósmico universal que não têm forma; cria sensações onde só existe amor universal.

A realidade gerada pela personalidade humana é virtual porque nada que diz existir, existe na realidade. São utopias, são elementos virtuais.

Além do mais, toda realidade criada pela personalidade humana não está acontecendo naquele momento. Você acredita que está lendo estas palavras neste momento porque quis lê-las agora, mas isso não é real. Na verdade, esta leitura aconteceu antes: quando o espírito pediu para vivenciar uma determinada provação e Deus gerou a ideia do ato de lê-las.

Tudo que acontece numa existência carnal é pré-programado de acordo com o pedido do espírito. Isso deve-se ao fato de não existir vida, mas sim uma encarnação ou uma aventura espiritual. Por isso, tudo que acontece tem que estar ligado à necessidade espiritual daquele ser.

Deus programa todas as ações que o ego vai transmitir ao espírito, ou seja, programa pergunta por pergunta a prova que o ser vai fazer. Depois disso o espírito se liga a esta consciência, ou seja, encobre a sua consciência espiritual, que percebe a verdadeira realidade, com aquilo que vocês chamam de véu do esquecimento e passa a ter apenas o ego como guia.

Apesar disso, o espírito não está irremediavelmente submisso ao ego. A personalidade humana é o guia do consciente, mas, no inconsciente, o ser pode utilizar a sua consciência primária para escolher se vai pulsar a sensação que o ego está lhe dando ou se vai pulsar amor universal.

Não sei se eu me fiz entender direito, mas é isso que acontece. Se não consegui explicar completamente, peço que me desculpem. Como já havia dito, traduzir esta realidade em palavras é muito difícil. Faltam muitas palavras para falar de muitas coisas que vocês nem sabem que existe.

Participante: Sinto que para poder superar isso parece que temos que exercitar uma entrega imensa. Deveríamos, para poder superar a realidade, viver assistindo o que está acontecendo. É isso: viver assistindo a vida?

Você usou dois ensinamentos de mestres.

Primeiro: entrega. Cristo falou disso, da entrega a Deus: Pai, me entrego em seus braços.

Sim é isso: a entrega a Deus é fundamental. Quando falarmos especificamente nos ensinamentos dos mestres, vamos falar da fé. Fé é entrega a Deus e sem ela você, o espírito, não conseguirá chegar a bom termo na sua aventura encarnatória.

Segundo ensinamento que citou: assista a sua vida. É Krishna que ensina isso no Bhagavad Gita: repousa em mim e assista a sua vida. Sim, é isso que você, o espírito, precisa fazer.

Essa realidade virtual criada pelo ego é como se fosse um filme onde os acontecimentos acontecem sem a sua participação ou determinação para que aconteça. Você, o espírito, não está participando daquele acontecimento, mas sim simplesmente pulsando energias, enquanto toda a ação está sendo criada virtualmente a partir de um programa programado anteriormente.

Portanto, assista às imagens criadas por esse programa, como assiste à televisão no mundo de hoje. A televisão é uma realidade virtual que você assiste sem participar diretamente das realidades que ela. A vida também deve ser vivenciada desta forma: apenas assistida.

Esse seria o ideal, mas, como no caso da televisão, não é o que acontece. Da mesma forma que o ser humano assiste televisão envolvendo-se emocionalmente com os programas, a maioria dos espíritos que estão vivendo a sua grande aventura se envolve emocionalmente com o ego.