Comunhão com Deus-Textos-1-A razão

A origem da razão falseada

Participante: de onde nos vem esta razão falseada?

Mais tarde nesta conversa iremos ver que Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Sendo assim, a razão falseada lhes é dada por Deus. Isso fica bem claro se observarmos a resposta do Espírito da Verdade à pergunta 459 de O Livro dos Espíritos:

“459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? Muito mais do imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles vos dirigem”.

A partir desta resposta, podemos compreender que vocês acham que estão pensando alguma coisa, mas na verdade estão apenas tomando consciência do que um espírito lhes fez pensar. Só que como nada acontece sem que o Pai ordene que se faça, este pensamento originariamente vem de Deus.

Agora, para que Ele cria a razão falseada? Para compreender isso precisamos nos lembrar dos objetivos da encarnação: realizar provas e missões (pergunta 132 de O Livro dos Espíritos). Como o espírito realiza suas provações durante a encarnação? Escolhendo entre o bem e o mal durante o destino pré-traçado que vivencia (pergunta 851 de O Livro dos Espíritos). Só que para haver uma resposta é necessário haver uma pergunta. Que pergunta é feita para que o ser universal possa responder? A razão humana, a falseada...

Encarnar, portanto, é vivenciar um destino que é formado a partir dos gêneros de provações que o próprio espírito escolhe antes da encarnação usando seu livre arbítrio (pergunta 258). Durante esta vivência razões são dadas por Deus através de espíritos que criam falsas interpretações para os acontecimentos. Recebendo-as, o espírito novamente utilizando do seu livre arbítrio pode optar pelo bem – permanecer perto de Deus, vivendo com Ele – ou pelo mal, vivendo a partir da falsa razão que lhe vêm à mente.

Portanto, a cada pensamento que você recebe, seja sobre o que for, esteja embasado em quaisquer códigos normas ou leis que a humanidade diga que é justo e correto, há uma provação, uma situação onde você pode optar pelo bem ou pelo mal. Vivendo com a primeira opção se aproxima de Deus e comunga com Ele; optando pela razão falseada, afasta-se Dele.

Mas, porque optar pela razão falseada é mal? Por conta da informação que está no livro Gênesis da Bíblia. Lá é dito que o espírito que come do fruto da árvore do conhecimento comete o pecado original e com isso precisa continuar habitando o mundo onde se nasce e morre, ou seja, o mundo humano. Cada vez que o espírito humanizado acredita na razão adquire um saber, que é o fruto do conhecer, e com isso comete novamente o pecado original. É por isso que optar pela razão falseada é optar pelo mal.