A humildade e a grandeza de Cristo - Carta aos Filipenses

A oração de Paulo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 01
Faixa 02

Eu, Paulo, e Timóteo, servos de Cristo Jesus, estamos enviando esta carta a todo povo de Deus que mora na cidade de Filipos e que está unido com Cristo Jesus. Esta carta vai também aos bispos e aos diáconos da igreja.

Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Sempre que penso em vocês, eu agradeço ao meu Deus. E, todas as vezes que oro em favor de vocês, oro com alegria por causa da maneira como vocês me ajudaram no trabalho de anunciar a boa notícia do evangelho, desde o primeiro dia até agora.

Vamos falar sobre uma coisa: orar com alegria ...

Apesar de saberem da importância da oração, acho que vocês até hoje não entenderam direito isso. Oração não são palavras; é uma conexão sentimental com Deus. Orar é se ligar sentimentalmente à Deus. A partir dessa definição, podemos estudar alguns aspectos da oração.

Primeiro: a oração externa, ou seja, decorar e discursar palavras que formem um poema lindo. Isso tem valor, porque a oração não é externa, mas interna. É uma conexão sentimental com o plano espiritual, com Deus através do plano espiritual.

A verdadeira oração não contém palavras. A palavra pode ser o resultado de um sentimento da oração, mas se você decora palavras e está atento à memória para lembrar-se delas, não está prestando atenção ao sentimento que está usando para se conectar com a espiritualidade, com Deus através da espiritualidade. Por isso as palavras não são componentes de uma oração verdadeira.

Segundo aspecto: qualquer oração com sentimento individualista não é recebida na espiritualidade com a mesma atenção que aquela que é feita com sentimentos universalistas.

O que é uma oração com sentimentos individualistas? É aquela que contém ‘eu quero’, ‘eu gostaria’, ‘Deus me dê’, ‘Deus faça’. Sempre quando se utiliza um sentimento que expresse um desejo de ganhar, que fazemos uma união com Deus na base do ‘eu’, a oração também não repercute junto ao Pai.

Terceiro aspecto: a oração de agradecimento. Essa também não é uma bem vinda pelo plano espiritual, pois reflete um prazer de haver ganho algo. Agradecer a alguma coisa é sinal de que você recebeu alguma coisa que queria. Mesmo que passe a querer o que hoje não quer e agradeça a Deus suas situações negativas, também estará obtendo prazer.

Diante disso, qual a verdadeira oração? A vivência do amor universal, o serviço ao próximo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Este é o resumo, esta é a base do Pai Nosso que Jesus Cristo ensinou através do Pai Nosso. Senão vejamos:

Pai Nosso

Pai de todos nós, universalismo.

Que estais no Céu, santificado seja o vosso nome

Ou seja, reconheço que você é santo, puro, e por isso é o único sempre certo.

Venha a nós o vosso reino

Ou seja, venha a nós o amor incondicional, a felicidade incondicional.

Por todo resto continua a mesma coisa. Toda a oração do Pai Nosso é baseada no Universalismo. Assim sendo, as palavras dessa oração têm que ser o resultado de um sentimento universalista, não um sentimento individualista.

Por isso, quando nessa carta Paulo fala em oração com alegria, temos que entender que não existe oração, ligação sentimental com Deus, no sofrimento. Isso porque sofrimento não é amor e quando não é há amor o ser não se liga com Deus.

A oração tem que ser baseada no amor. E a primeira coisa que compõe o amor é a felicidade. Então se você não tiver amor, você não está orando. Se você não estiver feliz, você não está orando. Você está remetendo energias para o Universo, mas não está se conectando com o Universo. Você está se conectando com você mesmo.

Isto é Oração. E por isso Paulo fala em oração com felicidade, com alegria. A oração tem que ser com alegria, tem que ser com felicidade, não pode ser com sofrimento porque ela tem que ser universal.

Pois eu estou certo disto, Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja terminado no Dia de Cristo Jesus. Vocês estão sempre no meu coração. E é justo que eu me sinta assim a respeito de vocês, pois vocês têm participado comigo dessa honra que Deus me deu. É o que vocês estão fazendo agora que estou na prisão e foi o que fizeram quando estava livre para defender e anunciar com firmeza a boa notícia do evangelho. Deus sabe que digo a verdade quando afirmo que o meu grande amor por todos vocês vem do próprio coração de Cristo Jesus.

Esta é a minha Oração, peço que o amor de vocês aumente cada vez mais, junto com o verdadeiro conhecimento e a perfeita compreensão para que possam escolher o melhor.

Paulo pede a Deus em oração que o amor de cada um cresça juntamente com o conhecimento. Este texto é interessante porque nós, os encarnados, sempre estamos preocupados em crescer em conhecimentos e nos esquecemos de evoluir no amor. Achamos que a sabedoria é só conhecer. Por isso dedicamos a vida a buscar conhecimento e esquecemos a evolução amorosa.

Na reforma íntima, no caminho da elevação espiritual as duas coisas têm que andar juntas. Sempre que você avança em alguma coisa no campo do conhecimento precisa avançar alguma coisa no campo amoroso. É por isso que o Espírito da Verdade disse a Kardec: “a ciência lhe é dada para evolução em todos os campos inclusive no sentimental.”

Portanto, a cada momento que aprendemos alguma coisa o nosso amor tem que crescer também. E como crescerá o amor através do que se aprende? Amando. Por isso, a cada vez que você aprender alguma coisa, tem que amar algo que não amava. É preciso usar aquele ensinamento para aprender a amar algo que não amava.

Vou dar um exemplo: Deus é causa primária de todas as coisas. Saber disso é cultura. Essa informação é um ensinamento e por isso é preciso lhe levar a amar. Amar o quê? Ao próximo que você critica, acusa e diz que ele é o causador do seu infortúnio.

De nada adianta apenas saber o ensinamento Deus é causa primária de todas as coisas. Se ele lhe fizer amar o outro, não adiantou de nada sabe-lo.

Participante: quando você falou conhecimento, a primeira coisa que imaginei, foi o conhecimento material

Também. Quando a ciência descobre uma doença nova, esse conhecimento deve lhe levar a amar mais as pessoas. Como se faz isso? Anexando outros ensinamentos que aprendeu: é Deus que está dando, é o carma daquelas pessoas. De nada adianta acusar de qualquer forma aqueles que ficaram doentes deles.

Um exemplo disso? A AIDS. Quando se descobriu essa doença, a humanidade acusava os homossexuais como causadores dessa epidemia.

Participante: no caso deste avanço da tecnologia que fez o homem chegar a outros planetas, em que isso ajuda a evolução espiritual?

Você amar mais o Universo. Como? Não achando que o seu planeta, o seu país, a sua cidade, a sua rua ou a sua casa é o todo o universo.

Por causa desse avanço tecnológico hoje você compreende que o Universo é imenso e pode ver o que está acontecendo no Japão aqui na mesma hora. Isso é fato, mas as pessoas usam esse conhecimento para criticar e julgar o que acontece lá, ao invés de amar a todos independente do seu conceito.

Com os avanços da tecnologia você pode entender o quanto o mundo é grande, o quanto existe de costumes diferentes. Isso pode lhe ajudar a amar os diferentes respeitando as diferenças. Só que muitos permanecem parado no seu egocentrismo dizendo que só eles estão certos.

Cada coisa que você descobre deve servir para embasar o seu amor ao próximo. Quando você descobre que ninguém mata ninguém, porque nada morre, tem que aprender a amar o assassino. Isso é a sabedoria, é a cultura em prática.

O resultado da cultura em prática é o amor em ação. É o amar. Por isso, se você só vive a cultura como sabedoria e não gera novos amores, não adiantou nada saber aquilo. Sem que sua cultura lhe faça amar mais os outros, ela não adianta de nada. É cultura inútil.

Lembre-se do ensinamento o conhecimento lhe é dado para o avanço em todos os campos, inclusive no amor. Qualquer coisa que aprenda deve lhe ajudar a amar. A cultura lhe é dada para que você aprenda a amar.

Então, no dia do Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e culpa. As suas vidas estarão cheias das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.

É a segunda vez que Paulo nesta carta fala no dia de Cristo. Qual é o dia de Cristo? Será o dia 25 de dezembro? É a sexta-feira da paixão? Não, é o dia em que você alcançar a Ressurreição. O dia de Cristo na sua vida é aquele em que você promover a sua reforma íntima.

É por isso que Paulo fala que no dia de Cristo você não terá mais culpas, não terá mais pecados. Isso acontecerá porque você alcançou através do aprendizado cultural elementos que lhe levaram a amar mais a Deus, a si e aos outros. Isso lhe fez alcançar a elevação espiritual.