Você está preparado para morrer?

A morte

Para responder a tudo o que perguntei antes, vamos falar da morte...

Um casamento ou uma faculdade, por exemplo, podem durar anos. O tempo de uma viagem dura horas e o de um jogo de futebol minutos. Enfim, todos os acontecimentos da vida têm uma extensão de tempo. Menos um: a morte.

A morte não dura meses, anos, minutos, horas. A morte acontece em uma micro fração de tempo. Num momento você está vivo e no outro está morto.

Essa é outra consciência que é preciso ter! Você não pode e não deve contar com a perspectiva de entrar num processo de morte porque não existe tal processo. A morte acontece subitamente.

Você pode achar que vai sentir a morte chegando e que poderá correr para se preparar para a chegada dela, mas isso é ilusão! Mesmo os doentes que estão em fase terminal ainda acham que vão viver dias, semanas ou meses.

A morte não possui extensão de tempo. Ela é igual ao machado que desce de uma vez só. Sendo assim, não dá para esperar para estar preparado para morrer; não dá para deixar para se preparar mais tarde para a morte.

Durante o casamento, você pode até relaxar porque se hoje fizer uma besteira terá tempo para se recompor. Durante a escola pode relaxar, pois se fizer uma besteira terá tempo para mudar o que fez. Agora, na morte, não há volta. Não há como fazer o que não fez, no sentido da sua existência espiritual, a não ser em outra existência. Na morte, não há como dizer: 'eu fiz errado, dá licença, eu vou começar tudo de novo'.

Viver é se preparar para morrer e compreender que ela vai acontecer de súbito. Por isso é preciso que o ser humanizado esteja atento e vigilante como Cristo ensina. Mas, você vive completamente ao contrário.

A cada dia, a cada hora, a cada minuto programa mais coisas para fazer na Terra, como se fosse eterno, imortal. Age como se o momento da morte pertencesse a todos, menos a você.

Não se pode viver a vida desse jeito. Quem vive a vida desse jeito não consegue libertar-se da Terra, não consegue casar com Cristo, não consegue sair do ciclo das encarnações.

É preciso que a cada minuto, a cada problema diga: 'e se esse for meu último minuto, estarei pronto para morrer agora? Estarei pronto para abandonar isso agora'?