Comunhão com Deus-Textos-1-A razão

A má educação

Agora estamos prontos para conversar sobre as poluições da razão humana. Vamos à primeira...

“Seria infalível, se não fosse falseada pela má educação...”

O Espírito da Verdade afirma que a razão humana é falseada pela má educação. O que ele quis dizer com isso? Vamos entender...

Educação pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, o ser humanizado assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida. O processo educativo é materializado numa série de valores que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e sociais. No caso das crianças, a educação visa fomentar o processo de estruturação do pensamento e das formas de expressão.

Sendo educação um processo de transferência de valores (crenças) que levam o ser humanizado a socializar-se, ou seja, a conviver com outros seres, pergunto: que valores são repassados à razão do ser humanizado que caracterizam uma má educação para aquele que quer buscar a elevação espiritual nesta encarnação? Aqueles que premiam a busca do bem material...

A razão humana para os espiritualistas é falseada pela má educação porque é formada por valores que premiam a busca do bem material e não do espiritual, porque premiam a evolução humana e não o aproximar-se de Deus, porque induzem à busca do prazer e não da felicidade que o Pai tem prometido. Uma mãe, mesmo sendo espírita ou espiritualista, quando educa o filho, preocupa-se muito mais em transmitir verdades que o faça crescer humanamente falando (ter uma profissão rentável, ser um homem correto, vencer na vida) do que valores que o faça viver com cara de bobo e assim atingir o estágio de sábio. Poucas são aquelas que permanecem fiéis às suas crenças e educam seus filhos para tornarem-se sábios no processo de elevação espiritual. Estas são informações que sempre ficam em segundo plano...

A razão de vocês é má educada porque foram educados para serem seres humanos e não espíritos na carne. Alguma vez durante a sua formação foi lhe dito que não deve importar-se de ser caluniado e perseguido por não querer ser o melhor? Claro que não... Mas Cristo ensinou que os espíritos humanizados só serão bem aventurados (felizes) quando isso acontecer (Mateus, 5, 11).

Reparem que ele não falou se, mas sim quando, ou seja, impôs como condição necessária acontecer isso. Portanto, para que um ser humanizado vivencie a felicidade que Deus tem prometido isso precisa acontecer. Educar alguém para não reagir a acontecimentos deste tipo não é, então, uma boa educação para alguém que acredite na vida depois da vida? Porque a mãe, então, não educou o filho assim, se diz que acredita nesta outra vida? Porque a preocupação dela ao transmitir os valores que servem como educação do filho estava concentrada em torná-lo um ser humano e não um buscador de Deus.

Quando comento isso, o importante é você que aqui está agora compreender que não estou falando apenas de seres humanos ateus ou não espíritas, mas sim de educadores espiritualistas. Estou falando de pessoas que assumem o compromisso de bem educar seus filhos de acordo com as suas crenças espíritas. Dar uma má educação no sentido espiritual é comum a todas as famílias, mas por mais que afirmem confiar em Deus, os educadores familiares espíritas ou espiritualistas estão sempre preocupadas em educar seus filhos primariamente para que eles tenham sucesso como seres humanos, para que sigam o sistema humano de vida.

Mesmo a mãe, pai ou qualquer outro responsável pela educação de uma criança que conviva no meio espiritualista preocupa-se em formá-la como ser humano e não para que ele seja apto a promover a sua reforma íntima. Estou certo?

Participante: sim, mas nós vivemos num mundo humano...

Preste atenção no que foi dito. Quem falou isso? A sua razão. O que ela está fazendo? Está lhe dando razões para que você não lute contra a má educação que recebeu, mesmo agora que já ouviu tudo o que falamos e conscientizou-se de que é preciso livrar-se dela. Ou seja, ela está lhe dando uma hipocrisia (algo que é diferente daquilo que se acredita) e você está caindo.

Sim, a razão é hipócrita. Ela não se incomoda em ser contrária àquilo que diz acreditar desde que você não destrua a sua má educação, ou seja, que não tenha como prioridade o seu bem estar humano.