O exemplo de Francisco

A luta contra o sistema

Já que me perguntaram sobre o sistema humano de vida, vamos adiantar o nosso assunto. Qual a base de todo o sistema humano?

Participante: O dinheiro

Isto. Sem dinheiro vocês não fazem nada na vida.

Todo o sistema humano é um sistema de troca de valores, onde o ser humano nomeia o dinheiro, não importa qual seja, como instrumento para as trocas. Concordam comigo?

Participante: Mas esse é o sistema capitalista. Existem outros ...

Sei que existem outros sistemas que afirmam dar menos valor para o dinheiro, mas para existirem eles usam e precisam do dinheiro. Um ser humano pode não se dizer capitalista, mas sem dinheiro não faz nada!

Participante: Mas é a nossa sociedade que nos faz precisar dele ...

As tribos indígenas existem como coletividade e não precisam do dinheiro para subsistir. Claro que não estou falando das que vocês conhecem, têm notícias. Nestas o índio está inserido no sistema humano de vida. Ele tem celular, televisão, carro do ano, etc. Pior: tem e precisa ter... As tribos indígenas que citei são aquelas que não entram em contato com o humano, ou seja, que ainda não foram contaminadas pelo sistema humano de vida.

Fora esses índios, que ainda não tiveram contato com o homem branco, todos os outros, por mais que se digam naturalistas ou coisas do gênero, vivem a partir do dinheiro.

Participante: Então, não importa o que eu penso, mas como vivo a minha realidade social?

A realidade em que vive é a sua realidade, por mais que fantasie gostar ou querer outra. Desculpe, não estou falando com você diretamente, mas o pior cego é o que não quer ver; é aquele que vive uma realidade, mas diz que adora outra.

Toda realidade tem um custo, algo que não é encontrado nela. Quem vive num sistema beneficiando-se do que ele tem, mas nega-o, é, na verdade, um hipócrita. Quer exemplos?

O sistema comunista prega o bem coletivo, ou seja, todos terem a mesma coisa. Para isso, muitos passam necessidade, vivem com menos, para que todos possam ter. Pois é, mas os comunistas que você conhece não abrem mão de ter suas casas próprias, às vezes com luxo, seu carro do ano, etc. Usam roupas importadas de marca. Pois é, e ainda dizem que abominam o capitalismo ...

Outro subsistema do sistema humano de vida: a ecologia... Os ecologistas negam e esconjuram quem não pensa prioritariamente no meio ambiente, não é verdade? Para eles derrubar uma árvore no seu próprio quintal é um crime. Só que acho que destruir um morro inteiro, para eles não é considerado da mesma forma. Por que? Porque eles aceitam morar em casas construídas com cimento, que para ser extraído destrói morros inteiros. Para serem coerentes com a sua ideologia, eles deveriam dormir ao relento, não acha?

Mais sobre os ecologistas? Você já viu algum que não tenha carro? ‘Ah, tenho, mas o meu polui menos’, o ecologista diria. Sim, polui menos, mas ainda causa alguma poluição. Ande a pé que não polui nada ... O cúmulo da hipocrisia é o naturalista viajar de avião, que é um dos meios de transportes que mais polui, para poder fazer palestra sobre não poluir.

É disso que estou falando. Dizer-se naturalista ou socialista, quando se fala do dinheiro como mola propulsora do sistema humano de vida, é – desculpa o termo, mas o uso sem nenhuma afronta – uma hipocrisia. Ela é criada pelo próprio sistema humano de vida, para continuar explorando o egoísmo, e você, o espírito, que vive a partir do dinheiro, aceita como se vivesse contrário a ele.

Não sei se você assistiu o filme Matrix. No final do último filme da trilogia, o ser humano que luta contra o sistema consegue chegar na sala do sistema. Lá vê a sua imagem projetada em diversos monitores, mas tem a consciência de que aquelas pessoas não são ele. Neste momento o sistema diz: “Você pensa que você está lutando contra mim? Eu criei você e vários outros para lutar contra mim. Eu domino o quanto se luta contra mim”.

É disto que estou falando; a hipocrisia é exatamente esta. O sistema domina todas as pessoas, algumas ele faz se dizerem contra, outras aceitarem placidamente. O sistema faz as pessoas se dizerem contra ele, mas as mantêm totalmente submissas.