A humildade e a grandeza de Cristo - Carta aos Filipenses

A humildade e a grandeza de Cristo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 05
Faixa 06

Não é verdade que por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus? E também não é verdade que vocês são bondosos e misericordiosos uns com os outros?

Vamos entender isso.

Quando compartilho do amor em Cristo, gera em mim as compreensões que Paulo está falando. A união com Cristo dá fortaleza, transforma a pessoa forte para viver a vida. Sendo assim, quem não é unido com Cristo é uma pessoa fraca.

O que quer dizer uma pessoa fraca? É alguém que se deixa vencer pela vida, que sofre no momento que não acontece o que quer. Se a união com Cristo lhe faz forte, isso quer dizer que ela lhe faz passar pelas contrariedades sem sofrimento.

O que a união com Cristo dá mais, segundo Paulo? Dá ânimo. A união com Cristo dá ânimo na vida de vocês.

Se você não estiver unido com Cristo, se não estiver unido com Deus, para que vai viver? Para que vai fazer regime, se sabe que a carne vai morrer mesmo e um dia voltará a engordar? Para que vai comprar uma casa se sabe que ela pode cair a qualquer momento ou outros fatores podem tirá-la de você?

Sem a união com amor com Cristo, você não tem mais ânimo para viver. Para que comprar casa? Sabe lá se ela vai ficar inteira, sei vai dar tudo certo, sei lá se isto vai acontecer, sei lá... Agora, quando está unido com Cristo, tem ânimo para fazer, porque não se preocupa no que vai dar.

Qual é a próxima coisa que Paulo diz que resulta da união com Cristo? “Vocês participam do Espírito de Deus”, ou seja, participam do amor universal. Participam do estado de espírito universal que se chama felicidade incondicional. Sem estar unido a Cristo é impossível participar desta felicidade. Sempre terá medo.

Sempre estará pensando: ‘e se eu fizer isso e der aquilo, como vai ficar minha vida? E se eu fizer aquilo outro? O que vai acontecer comigo? Eu não sei o que fazer neste momento!’ Se liga a Cristo, pois isso lhe dá ânimo, fortaleza e felicidade incondicional.

Então não importa o que você fez, não importa o que decidiu, se realmente estiver ligado a Deus, tudo é festa.

Que mais que a ligação com Cristo dá, segundo Paulo? Bondade. A ligação com Cristo lhe traz bondade.

Qual é a primeira coisa que deve ser feita para se servir ao próximo? Qual é o primeiro aspecto em que é preciso prestar atenção para servir ao próximo? Bondade.

Para se servir ao próximo é preciso não querer se servir dele, não querer ganhar dele. Para isso é indispensável que não queira a sua satisfação individual. Só o amor com Cristo lhe faz despojar-se da vontade de vencer, de que tudo dê certo para você nesta sua vida.

O amor de Cristo lhe liberta da vontade que o mundo se mude para aquilo que você quer. Por isso, só a união com Cristo pode lhe trazer bondade necessária para o serviço ao próximo.

Só a união com Cristo pode lhe trazer misericórdia. Sabe o que é misericórdia? É ter a consciência do sofrimento dos outros e não agravá-lo. Vou dar um exemplo.

Seu chefe quando lhe vigia ele está sofrendo, sabia? Está sofrendo espiritualmente, não materialmente. Você, por não estar ligada em Cristo, não tem misericórdia dele. Por isso também sofre.

Ao invés de dizer ‘coitado dele, fica tomando conta de mim o dia inteiro’, diz que a está ameaçando, que precisa retribuir o que ele faz. Imagina que precisa contra atacar, que precisa se defender. Se estivesse ligada em Cristo, teria pena dele, do fato de perder tempo querendo lhe controlar.

Isto é ter misericórdia. É ter compaixão real: ele está sofrendo, mas eu não entro no sofrimento dele. O deixo sofrer a vontade. Não aumenta o sofrimento dele com críticas, brigas com pensamentos que o critique ou o acuse disso ou daquilo. Mas, para atingir esse grau de maturidade espiritual é preciso estar unido com Cristo.

Portanto, a união com Cristo lhe dá fortaleza, ânimo para viver e lhe coloca em ligação com a felicidade universal. Por estar com esta ligação vive em felicidade universal. Aí consegue conviver com o outro com bondade e misericórdia.

É isto que Paulo está nos ensinando: um caminho, um resultado de vida para aqueles que caminham com Cristo, para aqueles que caminham com a consciência crística. Esses nunca vão passar por problemas, nunca vão ter preocupação. São aqueles que são chamados de cabeça fresca, na verdade são cabeça cheia de Deus. Você é cabeça cheia de você porque não está ligado a Deus através do Cristo. É isto que Paulo está nos ensinando.

Então, se quer viver a vida como o cabeça fresca vive, sem ter problema algum na vida, viver em um estado de felicidade contínua, zele pela sua ligação com Deus. Viva sempre concentrado em Deus.

Na nossa última conversa, deixamos um caminho para isso. Cada vez que pensar em alguma coisa, pergunte a Deus o que Ele acha de seu pensamento. Este é o zelo pela união: ‘Deus eu estou pensando que aquela pessoa não vale nada, o que o Senhor acha deste meu pensamento’? Ou ainda: ‘Deus estou pensando que estou com medo de fazer aquilo, não sei qual o resultado que vai dar. O que o Senhor acha do meu pensamento’?

Viver desse modo é zelar pela sua ligação com Deus. Isto é tomar cuidado com a sua vida espiritual.

Participante: como vou saber se é Deus respondendo ou é o meu ego? E, quando pergunto será que aquela pessoa não presta e a vozinha responde não presta mesmo?

Você sabe que Deus não lhe ensinaria assim, que Ele não falaria isso de um filho. Você sabe muito bem que Deus é Amor Sublime. Então, sabe muito bem o que é Deus falando e o que não é.

Então peço que me façam completamente feliz tendo um mesmo modo de pensar, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente.

Unidos de alma e mente. Que união é esta? O que é unir mente e alma? Eu diria, unir o material e o espiritual. Mente, elemento material, do corpo e a alma do reino do céu.

Então Paulo diz assim: mantenha unido o material e o espiritual. Sabe por quem foi gerado esse caminho? Por Krishna. Sabe qual o nome dele? Yoga.

Unir o material e o espiritual numa só existência: a yoga que o Krishna ensinou. Paulo está ensinando a mesma coisa: una o material e o espiritual nesta vida.

Para realizar isso, qual é o ensinamento do Krishna? Qual é a base do ensinamento de Krishna para realização da vida espiritual? Abrir mão da sua intencionalidade. Isso também é o que Paulo está nos ensinando quando diz que temos que zelar pela união com Deus. Quando fala que não devemos zelar pelas intenções materiais.

É um só ensinamento. Todos os mestres falam a mesma coisa com linguagens diferentes. Paulo, quando diz que você tem que zelar pela união com Deus, que deve submeter a Deus os seus pensamentos, está ensinando a Yajña, o sacrifício que Krishna ensinou: sacrificar sua intenção a Deus. A mesma coisa que Jesus Cristo ensinou: ‘Pai, afasta de mim este cálice, mas se não for possível que seja feita a vossa vontade’.

Só existe um só ensinamento. Só existe um caminho para Deus. Não adianta ficarmos procurando soluções mágicas, não adianta ficarmos buscando mantras, orações, buscando milho para ficarmos de joelhos rezando. A única coisa que pode lhe fazer auferir lucros espirituais na vida carnal é a união do espiritual com o material e isso se faz eliminando-se as intenções do material para viver dentro da intencionalidade universal de Deus.

Pode ler o livro que você quiser, pode ler o mestre que quiser, e todos os mestres vão falar a mesma coisa. Não estou falando de opiniões de seres humanos, mas dos livros sagrados. Todo eles falam a mesma coisa, pois um mestre não pode ensinar diferente, Se fizer isso, tenha a certeza de que aquele livro não pertence a um mestre enviado por Deus.

Por isso, aprendam: não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios. Sejam humildes e considerem os outros superiores a si mesmos. Que cada um procure os interesses dos outros e não somente os seus próprios interesses.

Que coisa difícil de fazer para todos vocês, não e mesmo, mas é o único caminho. Quando é que vocês vão acordar? Servir o próximo é o único caminho para Deus. Para isso é preciso eliminar todo o certo, todo o desejo, toda a intencionalidade da sua vida. É preciso eliminar tudo que hoje é a base da sua vida.

Hoje todo o ser humano vive para si. Ele é superior, ele se serve do mundo.

Porque tem poluição no planeta?

Participante: é o carma que a gente vive...

Sim, mas porque se gerou esse carma? Porque o ser humanizado só quer se servir da Natureza ao invés de se adaptar à ela para viver.

Para existir uma cidade vocês acham que é preciso destruir a mata. Porque não apendem a conviver com a mata? É só saber se adaptar. Ao invés de derrubar e fazer um galpão, coloca uma máquina debaixo de uma árvore, outra debaixo da outra, etc. Só que a primeira coisa que se faz é acabar com a Natureza neste lugar.

Porque não se constrói uma casa e deixa um terreno com planta? O ser humano se serve de tudo, para ele não há limites. O que vou dizer, por favor não me entendam mal, mas é a grande verdade: não há limites para a ganância do ser humano. Digo isso porque até o próprio Deus tem que estar a serviço do ser humano: ‘Senhor faça isso para mim, Senhor, eu quero aquilo’. Essa forma de se relacionar com o Senhor é a prova definitiva da ganância do ser humanizado. O mesmo ser que destrói a natureza, destrói a luminosidade do espírito, a oportunidade de elevação espiritual.

Quando o ser encarnado compreender que a vida não é para se servir, mas para servir ao outro, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo – servir ao próximo – não haverá mais ganância. Mas, enquanto achar que a vida carnal tem como objetivo realizações individuais, vai se servir das coisas do planeta.

Sei que vão me dizer que muitos têm essa preocupação, mas isso não é real. O ser humanizado diz que luta pela preservação da floresta, mas não abre mão da sua casa, do seu carro próprio. A casa é feita de cimento, que destrói a natureza para ser retirado, e o carro de alumínio, que também destrói a natureza para ser disponibilizado. Quem luta pela preservação da floresta deveria viver na floresta sem casa. Deveria morar em cima da árvore, dormir no chão, sem tecidos, sem tudo isto.

‘Eu uso sapato sintético, aqui não entra couro’. Sim, não matou um bicho, mas extraiu um mineral. Destruiu o planeta: tirou o minério de algum lugar. Ou vocês acham que este minério que virou sapato sintético não vai fazer falta?

Que cor é o ouro hoje em dia? O que vale realmente, o que manda neste mundo?

Participante: o ouro negro.

O que é o outro negro?

Participante: petróleo.

Isso.

De onde vocês tiram petróleo? De dentro da Terra. A extração de petróleo é uma das maiores causadoras da destruição da natureza. Mas, o ecologista tem o seu carro que usa o petróleo. ‘Ah, não, o meu usa álcool’. Quantas florestas foram extintas para se plantar a cana de açúcar?

O ser humanizado está se servindo do mundo. Com isso está destruindo um pedaço do planeta.

Volto a dizer: não importa o que o ser humano faça, mesmo que ache que está certo, está se servindo do planeta. Isso leva à degradação, que corresponde a atual situação do espírito antes de encarnar: egoísta, pensa prioritariamente no seu gozo particular.

Por isso ele precisa se mudar. Precisa começar a servir ao planeta abrindo mão do seu querer, da sua vontade, do seu desejo. Aí as coisas começarão a mudar neste planeta. E isto está muito perto de acontecer.

O aviso foi dado, todos os portais estão abertos para isso, chegou a hora. Se preparem.

Tenham entre vocês o mesmo modo de agir que Cristo Jesus tinha: Ele sempre teve a mesma natureza de Deus, mas não insistiu em ser igual a Deus.

Ao contrário, pela sua própria vontade abandonou tudo o que tinha e tomou a natureza de servo, ele se tornou semelhante ao ser humano e apareceu a semelhança humana.

Ele se rebaixou, andando nos caminhos da obediência até a morte, e morte na cruz.

Por isso Deus lhe deu a mais alta honra e o nome que é superior a qualquer outro nome, e assim em homenagem a Jesus, todos no céu, na terra e no mundo dos mortos, cairão de joelhos e anunciarão publicamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

Isto está no Apocalipse, antes de começar a se quebrar os setes selos dos sete ouros. Ali existe uma cerimônia onde se pergunta: ‘quem poderá quebrar os sete selos’? Os anjos respondem: ‘o Cordeiro de Deus é capaz porque ele venceu a cruz’.

Cristo não é o governador geral deste planeta porque é bonzinho, porque é bonitinho, engraçadinho. Ele é o governador, o espírito mais elevado deste sistema solar, porque venceu a cruz. Isso não se refere à encarnação Jesus Cristo nesse planeta. Aquele espírito venceu a sua cruz, porque venceu os seus momentos de insatisfação ao longo da existência espiritual, ou seja, saiu do ciclo de encarnações.

E se Cristo pode fazer isso, todos vocês podem. Ou ainda estão esperando que de repente alguém descubra o quanto você é bonzinho do jeito que está e lhe eleve à situação de santo?

Cristo precisou vencer o mundo. Precisou vencer a vida carnal para chegar onde chegou, mas você não quer vencer o mundo, ou seja, não quer vencer as suas preocupações do mundo. ‘Se eu não levar o garoto para escola, como é que vai ficar o futuro dele’? Não quer vencer a sua preocupação com o futuro material do seu filho, mas quer ser considerado santo.