Comunhão com Deus-Textos-1-A razão

A hipocrisia gerada pela má educação

O problema é que vocês, apesar de acreditar na existência depois da vida carnal, só vivenciam esta informação como uma cultura e não como verdade. Se realmente acreditassem nisso, ou seja, se sua razão fosse criada para acreditar que a vida nunca acaba, jamais se preocupariam com a morte. Não se preocupando com ela, que importância teria o momento do desencarne?

Mais uma coisa que a má educação da razão traz: o medo da morte... Todos vocês que estão aqui se dizem espíritas ou espiritualistas e por isso acreditam que existe vida depois do desencarne. No entanto, se eu perguntasse quem aceitaria morrer agora, ninguém se tornaria voluntário. Por quê? Porque não aceitariam sair da carne neste momento? Porque a razão mal educada é hipócrita...

A hipocrisia da razão mal educada está exatamente nela conter valores que são contrários a crenças que afirma possuir. Se a sua razão lhe diz que a vida continua, porque ela protege a sua existência carnal? Se a sua razão mal educada lhe diz que você é um espírito, porque ela o incita ao culto à beleza do corpo humano se sabe que não é este corpo?

Todo aquele que acreditando na existência humana como uma encarnação vive apegado à razão mal educada torna-se um hipócrita, ou seja, vive a vida de forma diferente daquilo que afirma acreditar. É por causa desta hipocrisia que é formada por conta da má educação que mesmo as razões que contém ensinamentos dos mestres ainda são poluídas.

Muitos seres humanos afirmam acreditar nos ensinamentos dos mestres. Os cristãos afirmam acreditar no que Cristo disse; os espíritas afirmam que procuram dirigir suas vidas pelos ensinamentos do Espírito da Verdade. No entanto, por conta da má educação que receberam e que não se libertaram, acabam usando estes ensinamentos para defender os anseios humanos, o gozar os bens materiais. Quantas vezes vemos palestrantes pedindo para que Deus socorra os doentes. Será que Ele, que é Onipotente e Onipresente não pode ver que aquelas pessoas precisam de ajuda e socorrê-los sem que um ser humanizado precise Lhe mostrar? Quantas vezes vemos padres pedindo que os fiéis que estão desempregados levem carteiras de trabalho às missas para que juntos orem pelo emprego. Será que eles não sabem que nem só de pão vive o homem?

Estas coisas só acontecem porque a má educação da razão, ou seja, a educação priorizando o bem estar humano está presente na razão que afirma acreditar nos ensinamentos dos mestres. Se suas razões não fossem mal criadas, os professores da lei incitariam nos doentes a fé – já que Cristo ensinou que é a fé que cura – ao invés de orar a Deus pedindo milagres; incitariam no desempregado a submissão aos desígnios do Pai ao invés de prometerem o céu na Terra. Justamente por usarem os ensinamentos dentro de uma razão formada para defender o bem estar humano é que continuam sendo professores da Lei, hipócritas.