Realidade

A criação das coisas

Desde a primeira palestra deste ciclo estamos conversando no sentido de destruir o que você chama de realidade, de real nos acontecimentos da vida material. Até que na última palestra (Maya), concluímos que tudo da vida material era maya, ilusão, fruto da conexão do pensamento com o objeto pensado.

Hoje falarei sobre o outro lado: veremos o que é Real, o que é Realidade neste mundo, ou seja, aquilo que não é a ilusão que se vive quando na carne.

Começaremos pelo princípio de tudo. A Bíblia nos diz: no princípio era o nada e Deus resolveu criar e, assim, Ele criou tudo que existe. Esta é uma afirmação muito importante e real. O Univer-so e as coisas não existiam até que Deus criou tudo que existe.

A Bíblia nos diz que Deus executou a criação de todas as coisas utilizando como instrumento apenas o faça-se. Podemos, então compreender que o Senhor Supremo comanda através de sua ordem e as coisas são feitas: esta é a informação bíblica sobre a ação criadora do Pai.

Agora, não se pode querer explicar o faça-se divino, como Deus faz as coisas acontecerem, pois para a grande maioria dos seres isto ainda é um mistério. No entanto, a Bíblia é muito clara: Deus pela sua vontade comanda faça-se e as coisas são feitas.

Mesmo que não se compreenda como ocorre a ação divina, isto é Realidade no universo. Tudo que existe é criado por Deus apenas com Sua ordem, sua determinação, e nada se interpõe a isto.