Você está preparado para morrer?

A conversa de hoje

Conversa realizada na sala do Paltalk em 2006

Jesus disse: — Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não arranjaram óleo de reserva. As outras levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. O noivo estava demorando e, então, a cochilar, pegaram no sono. À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!” Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.” “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para vocês e para nós. Se querem óleo, vão comprar!” Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada. Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!” O noivo respondeu: “Eu não sei quem são vocês!”. E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia nem a hora.

Vamos entender primeiro os elementos desse trecho, para depois falarmos sobre o assunto de hoje.

Na Bíblia, Cristo é codificado como o noivo da humanidade, dos espíritos que habitam o planeta Terra. Assim, cada ser humano é uma noiva de Cristo e se prepara ao longo da vida humana para o casamento com Cristo. Esse é o primeiro aspecto dessa historinha.

Outro: as noivas (os espíritos humanizados) ficam na escuridão esperando o noivo. Mas, repare, elas não esperam os noivos, mas apenas um! Existe apenas um noivo para todas as noivas e ele é Cristo, o amor.

Para estar vigilante, as noivas precisam de luz, já que estão na escuridão. Algumas têm a luz, mas outras não. Segundo a história, as que não têm não conseguem se unir ao noivo, não conseguem entrar no recinto do casamento, ou seja, no reino espiritual.

De todos esses aspectos podemos compreender o seguinte: os espíritos que estão vivendo no orbe terrestre um dia casarão com Cristo, ou seja, alcançarão a elevação espiritual. Mas, enquanto esperam por esse momento, precisam se manter preparados para o encontro, pois não sabem qual será o dia e a hora que a cerimônia acontecerá, ou seja, o dia e a hora em que voltarão para o mundo espiritual. Em outras palavras: o dia e a hora em que morrerão!

Esse é o tema da palestra de hoje e é a partir dele que quero perguntar uma coisa: você está preparado para morrer? Será que está pronto para abandonar a encarnação e viver só no mundo espiritual?

Essa é a minha pergunta e que se transforma no tema da conversa de hoje. Ela será realizada a partir da parábola das dez moças esperando o casamento. Por isso, agora se respondam: será que estão prontos para morrer; será que se saírem da carne nesse exato momento terão luz suficiente para ingressar no recinto do casamento?