Preparando-se para viver - texto

Você não é a sua mente

Dá para fazer isso? Dá, é claro, lógico e óbvio, mas primeiro precisam entender uma coisa: você não é a sua mente...

Não é você quem pensa, não é você quem raciocina. Tudo que lhe é consciente vem externo a você.

Saber que tem condições de interagir com essas consciências que surgem externamente é o passo inicial para se viver em paz. Quem não se separa da criação mental jamais irá contra o que é pensado e com isso estará sempre ao sabor do mundo mental.

É preciso separar bem você do pensamento.

Participante: às vezes ocorre de um pensamento de ir contra o outro. É isso que devemos fazer?

Não, não existe um pensamento que vá contra outro.

Quando um pensamento contém uma informação e depois surge outro que afirma algo ao contrário, isso não quer dizer que você está agindo. O que está ocorrendo é que a mente está criando pensamentos com sentido diferentes.

A sua ação com relação ao que é pensado existe apenas quando você provoca uma ideia. Por exemplo. A mente lhe diz que não gostou da toalha. Nesse momento a sua interferência só existirá quando se perguntar por que não gostou. Isso você pode e precisa fazer.

Agora, se ao invés de questionar o que foi criado pela mente, esperar um pensamento tentar saber a origem do outro, isso só acontecerá se a vida quiser lhe levar mais para o fundo. Isso acontece quando existe o que vocês chamam de dúvida.

A dúvida existe quando a vida cria dois pensamentos com ideias contrárias. Ela não faz isso para lhe ajudar a não sofrer, mas para lhe levar para mais longe da praia.

Participante: de onde vem o pensamento?

Vou lhe responder de uma determinada forma, mas com isso não estou sendo grosseiro: isso não interessa ...

A origem do pensamento não lhe interessa porque não tem como interferir nela. A única coisa que pode é, depois que ele se apresenta, conversar com a mente. Interferir na origem para mudar o pensamento, isso não pode. Portanto, saber de onde vem o pensamento seria um detalhe que não interessaria.

Lembre-se que o seu objetivo nessa vida não é ser sábio, mas ter sabedoria. Ter sabedoria é não se deixar levar pela vida; ser sábio é conhecer a origem e a forma das coisas.

Compreendeu?

Ficou claro isso? Ficou claro o que vamos fazer hoje? Ficou claro porque tinha que avisar antes que ia contra vocês? Preciso ir contra a forma como vivem até hoje porque estão acostumados a se deixar levar pelo que a vida criam, pois acham que são vocês que criam.

Acham que não gostaram de alguma coisa, mas isso é irreal. Na verdade é a vida que está lhe dizendo que não deve gostar e você aceita o não gostar que é proposto.

Participante: ela fala o não gostei, mas também o gostei ...

Sim, mas se você hoje começar a se libertar do não gostar já estará fazendo alguma coisa pela sua existência.

Portanto, nesse momento, se esqueça do gostei, pois senão irá arrumar trabalho demais e acabará não fazendo nenhum deles. É por isso que vamos falar só do não gosto.

Ter prazer, ficar satisfeito com o que acontece, ainda vai lá mas sofrer é algo completamente antinatural.