Preparando-se para viver - texto

Viver preso ao sistema humano

Deixe-me dizer uma coisa: o que estou falando é um sistema espiritualista de vida. Só ele pode lhe garantir o fim do sofrimento. O sistema humano jamais conseguirá.

Não importa se estamos falando de capitalismo ou socialismo, não existe sistema que possa lhe trazer felicidade plena e real. Será que existe algum sistema humano que faça o homem sentir-se pleno mesmo quando traído? Claro que não.

O sistema espiritual de vida faz as pessoas viverem felizes o que o sistema humano as faz viver em sofrimento, apesar de não mudar em nada a vida.

Me digam uma coisa: como vive um homem traído? Da mesma forma que aquele que tem a sua honra intacta: respirando. Os dois continuam a viver os acontecimentos que a vida apresenta. A única diferença é que um vivencia isso em sofrimento e o outro em sofrimento.

Estão começando a entender a importância de se preparar para a vida? Mais: estão começando a aprender a simplicidade de se preparar para a vida.

Acabei de resumir em duas frases o que é se preparar para a vida: é deixar o sonho de que existe um certo e errado, saber que cada um age de acordo com a sua própria natureza, que quando a sua personalidade entra em contato com outra quer que a sua natureza se sobreponha a do outro. Que usar o próximo para ter o prazer.

Isso no meu tempo de encarnado tinha outro nome. Quem usa o próximo para ter prazer? Quem usa mulheres para poder ter dinheiro? O cafetão. Quem vive preso ao sistema humano de vida é um cafetão dos outros.

É assim que vivem: exploram os outros. Como disse no início, não é para se sentir culpado, mas compreender. Para que? Para que possa parar de acreditar que existe um mínimo de organização que precisa ser feita.