Senhor da yoga - Cap. 9 - Caminho da verdadeira ciência

Versículos 5 e 6

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículos 5 e 6

05. Ainda que seja o sustento e o protetor dos seres, mesmo assim, Meu Ser não está neles.

06. Como o grande vento que se move por todas as partes está sempre no espaço, da mesma maneira, sabe ó Arjuna, que todos os seres estão em Mim.

Ninguém consegue confinar o vento. Ele está sempre espalhado, anda por todos os lados. Assim também com os seres encarnados: eles estão espalhados por diversos lugares e ninguém consegue juntá-los em apenas uma vertente. Só que Krishna ensina que por mais que estejam espalhados os seres estão em Deus.

Este espalhado nós não consideramos apenas no sentido territorial, mas sim espalhado entre as mais diversas situações de vida. Por mais espalhado que os seres estejam, ou seja, por mais diferentes que sejam as condições de vida dos seres, todos eles estão em Deus.

Vamos usar este termo espalhado incluindo o mais perigoso marginal até o mais santo homem, pois estas são situações de vida que vivem os seres humanizados. Todos estão em Deus, independente do que vivem.

Já falamos no Deus ser e no Deus universo. Todos os seres estão espalhados no Deus universo. Não no ser, mas dentro do Deus universo. Ou seja, são todos instrumentos do universo para a manutenção da vida.

Esta é a verdadeira ciência que Krishna está nos ensinando neste capítulo. A verdadeira ciência é saber que o universo está sempre equilibrado, não importa o que aconteça. Você é que vê desequilíbrio, mas o universo está plenamente equilibrado.

O que acontece é o equilíbrio do universo. Não é um desequilíbrio que precisa ser equilibrado depois. Portanto, se acontece algo, este algo é o equilíbrio do universo. Esta é a verdadeira ciência. Ela é alcançando quando você compreende o equilíbrio universal.