Senhor da yoga - Cap. 9 - Caminho da verdadeira ciência

Versículo 9

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 9

09. E esses atos que resultam em Emanação, ó conquistador das riquezas, não me ligam, porque permaneço desligado como um indivíduo que atua com indiferença ou sem intenções.

Os atos que provém da emanação, ou seja, da encarnação, não ligam Deus a ação em si. Vou explicar isso...

Quando o Senhor faz uma pessoa brigar com você, Ele não está ligado na briga em si. Isso acontece porque Ele não fez porque quis. Ele simplesmente deu a cada um dos seres que participaram daquele acontecimento o que cada um precisava e merecia.

Deus não colocou neste momento nenhum desejo próprio. Ele não queria que você passasse por aquilo nem que a outra pessoa passasse por este momento. Sendo assim, não se ligou como autor do momento. Ele não é o autor do que está acontecendo; Ele é quem faz acontecer. É quem colocou um frente ao outro e fez acontecer o que ocorreu, mas não é o causador desta situação. Esta situação é causada pela ação carma, ou seja, é a justa medida que os dois seres precisavam e mereciam.

Portanto, Deus quando causa as coisas não faz como o autor do mundo carnal, porque não é movido por intenções que estes acontecimentos ocorram. Ele simplesmente faz o que deveria e precisava ser feito.

Sendo isso real, quando viverem a idéia de que Deus é a causa Primária do que lhe acontece, não viva como se Ele fosse o culpado pelo que está acontecendo. Na verdade, se existe um culpado por este momento – este culpado é simbólico, eu prefiro a palavra merecedor – são todos os envolvidos naquele acontecimento.

Participante: Ele não teve a intenção de que aquilo acontecesse daquela forma. Por isso está desligado do que está acontecendo. Ele simplesmente age direcionado àquilo que foi motivado para fazer.

Ele faz acontecer, não porque quer, mas sim porque aquilo é o que precisa ser feito. Se fizesse o que queria estaria satisfazendo um desejo e isso levaria o Ser Supremo a ter uma intencionalidade. Então, Ele faz as coisas acontecerem porque gosta, porque quer, porque acha bonito e certo, mas sim porque tem que ser feito.

Tudo que acontece é o seu carma. Já disse que a lei do carma é o motor que movimenta o mundo. Todas as animações que Deus cria são geradas pela lei do carma e não geradas pela intencionalidade de deus.

Participante: então, a frase que nós conhecemos (não cai uma folha da árvore sem que Deus queira) está errada?

Sim. Na verdade ela deveria ser: não cai uma folha da árvore sem que Deus a faça cair.

Deus não tem querer. Na verdade o único no universo que tem querer é aquele que está no mundo onde a chuva molha e o vento venta, como diz o ponto da umbanda. Só o ser humanizado tem querer, fora dele nenhum outro ser no universo tem.