Senhor da Yoga - Cap. 7 - Caminho do reto conhecimento

Versículo 19

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 19

19. Após muitos nascimentos, o homem de sabedoria encontra refúgio em Mim ao dar-se conta de que tudo isto está compenetrado por um só ser. Porém, a alma tão grande é muito difícil de se encontrar.

No livro O Sábio ou Eclesiastes da Bíblia há uma pergunta que gostaria que vocês me respondessem: será que alguém pode fazer alguma coisa nova que ninguém tenha feito ainda?

Participante: o que seria essa coisa, uma coisa material ou uma coisa sentimental?

Fazer algo, realizar alguma coisa. Será que vocês conseguem fazer algo que ninguém nunca tenha feito antes? Por exemplo, será que ninguém teve filho antes? A resposta a esta pergunta é muito importante, porque vocês colocam a expectativa em ser feliz dependente de diversos acontecimentos. Mas, se você não foi o único a ter filhos, será que todos que tiveram antes foram felizes por causa disso?

A resposta à pergunta de Salomão é coerente para que vocês entendam que não há nada de novo neste planeta. Tudo o que você vivencia já aconteceu um dia com alguém. Portanto, antes de submeter toda a sua expectativa de ser feliz a um acontecimento, investigue quem já passou por aquela situação e veja se por conta dela todos conseguiram a felicidade. Se nem todos conseguiram, isso quer dizer que vocês podem também não alcançá-la se conseguirem vivenciar a situação que desejam. Não podendo contar que o acontecimento esperado vá levá-los à felicidade e se realmente a querem como afirmam, o que devem fazer? Depositar suas expectativas em outra coisa. Krishna oferece uma opção: refugiar-se em Deus...

Neste trecho Krishna ao falar dos múltiplos nascimentos nos leva a pensar exatamente sobre isso. Quantas vezes já depositamos a esperança de sermos felizes quando alcançarmos algo que desejamos e quantas vezes nos frustramos com o resultado? Por que, então, não experimentar entregar-se a Deus para ver se dá certo?