Senhor da Yoga - Cap. 7 - Caminho do reto conhecimento

Versículo 17

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 17

17. Dentre esses, o sábio é o mais excelente e se sobressai, pois sua devoção se centraliza no um (ou em Mim). Sábio de verdade é aquele que constantemente se consagra ao um. Esse sábio Me ama profundamente e Eu o amo também.

É o que já falamos anteriormente: a verdadeira devoção é aquela que se centraliza na unidade com Deus, com a Unidade. Todos os que não estão centralizados nisso estão devotados ao ego, a si mesmos, a sua satisfação. Para quem não está centralizado na Unidade com Deus pouco importa o que está acontecendo, exigem que o acontecimento ocorra de acordo com suas posses, paixões e desejos. Por isso exigem que os demais seres atuem como eles querem. Já o sábio, por buscar a Unidade comunga com o que os outros querem ao invés de impor suas verdades. Por conta disso, não tem contrariedades e, por conseguinte, não sofre.

Quem vive buscando a Unidade com o Todo ama a Deus e se sente amado por Ele. Ao afirmar isso Krishna não está querendo dizer que Deus não ame os outros seres humanizados. Ele ama a todos igualmente, mas pelo fato dos outros não se sentirem amados pelo Pai, acham que Deus não lhes ama.

É por isso que vocês quando sentem aflições ou não conseguem ganhar o que querem colocam a culpa em Deus: ‘porque o Senhor foi deixar isso acontecer’, ‘Deus se esqueceu de mim’, etc. Na verdade, Ele é realmente culpado por você viver estas situações, pois foi Ele que as criou, mas quando agiu assim, demonstrou o Seu amor por vocês e não lhes aplicou uma penalidade.

Amor pode gerar aflição? A gente gera aflição, então a gente não se sente amado por Deus. É isso que eu acabei de dizer. A situação aflitiva foi criada...

Participante: toda situação que vivemos é merecida. É isso que o senhor está dizendo?

Sim, só que ela não é aplicada como pena, mas como fruto do Amor de Deus por seus filhos. Quando Ele lhes dá este tipo de situação é para que tenham uma nova oportunidade de buscar a Unidade ao invés de viverem para si mesmos e com isso alcançarem a elevação espiritual. É um ato de um Pai educando seu filho amorosamente e não punitivamente.

Este tipo de pensamento vale para todas as situações deste mundo, espelhem elas uma contrariedade ou uma carência. Toda carência e contrariedade que você tem é Deus lhe amando, mas não sente amor, não se sente amado naquele momento, porque acredita nas posses, paixões e desejos que o ego cria. Se não mais vivesse apegado à estas formações mentais, sentir-se-ia amado pelo Pai e com isso seria pleno, estaria repleto do amor de Deus.