Síndromes da vida

Valorizar o momento ou apegar-se?

Participante: na questão que o senhor levantou existe uma linha muito tênue. Uma coisa é você valorizar o emprego que se tem, outra é ter apego a ele. Falo isso com relação à questão das âncoras, do medo de perder e a vontade de ganhar. É uma linha muito tênue entre as duas coisas e se não estamos atentos à vida escorregamos. Eu entendo que o valorizar o presente é uma coisa boa, mas temos que ter cuidado para que com esta valorização não nos apeguemos às coisas este mundo. Lembro-me que uma vez o senhor falou que uma pessoa teria que reencarnar porque achava lindo o passarinho. Neste apreciar o passarinho pode haver um apego ou uma valorização do momento. É isso que não entendo...

Qual a diferença entre apego e desapego? O que distingue uma coisa da outra está ligado à dependência. Apego é dependência. Para que?

Participante: para ser feliz.

Sim, apego é dependência de alguma coisa para ser feliz. Desapego, então, é não depender daquilo para ser feliz.

Na questão do emprego, o que é ter um apego?

Participante: depender de ter um emprego para ser feliz.

Sim, ser dependente de ter um emprego para ser feliz é um apego.

Quem está apegado a alguma coisa não consegue curtir aquele momento. Ele não consegue curtir o emprego dele porque está apegado a ter um emprego para ser feliz.

Já o desapegado é aquele que tendo ou não emprego está feliz. Este, tendo ou não um emprego, gostando ou não dele, vive feliz. O emprego não é a fonte da felicidade da vida dele.

Participante: aliás, nada deve ser a fonte da felicidade para nossa vida, não é mesmo?

Sim.

Participante: nós deveríamos ser felizes por natureza.

Sim, vocês deveriam ser felizes por natureza. Por quê? Porque já são.

Todo ser é feliz por natureza, mas não consegue viver a felicidade que tem porque se torna dependente da vida fazê-lo feliz. Porque se torna dependente da vida criar felicidade.

O ser humano se torna dependente do marido, do filho, da mãe, da propriedade, do emprego, do caro, da comida para ser feliz. Torna-se depende de que a vida lhe dê estas coisas para que esteja feliz.

Exatamente por conta desta dependência é que ele não consegue ser feliz. Melhor, não consegue viver a felicidade que está na sua natureza íntima.

É por isso que disse que a opção deve ser sempre ela opção nenhuma das respostas anteriores. Isso porque quando você não aceita a dependência de que alguma coisa aconteça de determinada forma a felicidade vem de dentro.

Saiba de uma coisa: jamais você criará felicidade.

Participante: qual a diferença entre a aceitação da vida e a vivência da felicidade?

Nenhuma, apenas nome.

Quando você viver a aceitação pelo que ocorre na sua vida estará vivendo a felicidade. Mas isso não quer dizer que deve se apegar a ter que aceitar sempre as coisas que lhe acontece para ser feliz. Porque falo assim?

Participante: não sei...

Eu afirmo que se você se tornar dependente da aceitação para ser feliz nunca será realmente. Apesar disso, afirmo que a aceitação pode lhe levar à felicidade. O que estou querendo dizer?

Participante: não sei...

Preste atenção às palavras que falei. Qual a palavra que existe numa frase que não existe na outra? Dependência...

Sim, a dependência a qualquer coisa lhe afasta da felicidade. Mas, a dependência está ligada a outra síndrome que vamos falar: a síndrome do vício...