Volume 04

Ser humano - a maior imperfeição do espírito

• Segundo o ESPÍRITO DA VERDADE “AO INVÉS DE FICAR BUSCANDO INFORMAÇÃO SOBRE O MUNDO ESPIRITUAL, É MUITO MAIS ÚTIL PARA VOCÊS, BUSCAREM CONHECER-SE, BUSCAREM O SEU INTERIOR, E ALI, RECONHECER SUAS IMPERFEIÇÕES”.

• A “maior imperfeição” que o Espírito pode ter, é “ser um humano”, “imaginar-se um humano”.

• Ser humano não é estar na carne, não é estar vivendo uma personalidade humana, “ser humano” é uma “forma” de compreender o Universo”; você compreende o Universo, se relaciona com o Universo a partir de um sistema de vida. “Ser humano é viver a sua existência a partir de um sistema humano de vida”, ou seja, por exemplo, achar que você está casado com alguém; todo Espírito que acredita nessa união de dois é um humano, estando na carne ou não. CRISTO DISSE “NO CÉU NÃO HÁ CASAMENTO”, ou seja, no sistema espiritual de vida não existe casamento. O Espírito que não está na carne, mas ainda acredita no casamento, ele vive um sistema espiritual humano, mesmo não estando ligado a nenhuma personalidade humana.

• A dualidade da vida (“certo” e “errado”), as necessidades básicas, todas essas coisas que são geradas dentro do sistema humano de vida, são exploradas pelo egoísmo, para defender o seu ponto de vista, o seu interesse, e com isso, cria exigências da vida (“eu preciso disso”, “eu tenho que ter isso”). Quem disse que você precisa é o “código de normas do sistema humano de vida”; se você não fosse humano, você não precisaria.

• Essa imperfeição não deixa você, Espírito, se harmonizar com o mundo que você tem. Para se harmonizar, o egoísmo exige que você tenha o seu código de normas, atendido. Esse é o motivo pelo qual você não consegue ser feliz, porque o egoísmo faz com que a felicidade só exista se a vivência das normas do sistema humano de vida, sejam respeitadas pelos outros.

• Dentro do mundo de provas e expiações, você veio pra ter ideias humanas, e ao tê-las, fazer a sua Reforma Íntima, que se consiste em “ao ter as ideias humanas, não dar a elas o “valor” de Universais”, porque você sabe que aquilo é só humano. Esse é o “processo de reforma”, é quando você, mesmo sendo bombardeado por ideias presas ao sistema humano de vida, você passa a não mais acreditar nessas ideias.

• “Libertar-se”, livrar-se da sua imperfeição, não é tornar-se perfeito, é não dar à imperfeição o valor de perfeito.

• Você é apegado a alguém? Viva o seu apego sem se apegar ao apego, porque como tudo nesse mundo, o seu apego um dia vai acabar. Se você tiver apegado ao apego, nesse momento, você não consegue se harmonizar com o mundo. Se você lutar contra o apego, está desarmonizado agora, então, viva tudo que sua mente coloca, só não ache que aquilo é o “certo”, o “perfeito”, “o que tem que ser”, “o que vai durar para sempre”; é só isso.

• Harmonizar-se com sua vida, não é você se harmonizar com os outros, com as coisas que acontecem, com os objetos, “é se harmonizar com o seu pensamento”, é ser “neutro” com relação ao que o pensamento está expressando, ao invés de “compactuar” com ele ou de lidar “contra” ele, você tem que atingir a “neutralidade” com relação a ele (é “NÃO SEI” pra tudo o que o pensamento diz), para você não ficar escravo dele.