Síndromes da vida

Segurança

Participante: no início eu e meu marido éramos assim do jeito que o senhor está falando.

Sim, no início todo casal vive o companheirismo, mas depois muda. Porque isso acontece?

Participante: porque acha que já conquistou o outro.

Isso.

O companheirismo acaba porque o ser humano acha que a vida é uma seqüência de momentos. Como já estão juntos há muitos momentos acham que não precisam mais conquistar o seu marido ou esposa. Só que a vida não é uma seqüência de momentos, mas apenas um. A vida é cada momento. Por isso é preciso exercer o compartilhar em cada um deles.

A vida é apenas um momento: isso é o que vocês precisam compreender. Não existe um casamento de oito, dez ou quarenta anos. A cada momento existe um casamento novo com o mesmo cônjuge; a cada momento existe uma amizade nova com o mesmo amigo. A cada momento existe uma relação nova com a mãe, pai ou filho. Por isso, a cada momento você tem que estar preocupado em fazer com que aquela relação seja boa para os dois.

Desta idéia chegamos a mais uma coisa que síndrome da princesa traz e, por favor, nunca vivam isso: segurança.

Participante: pois é, foi o que eu senti e me dei mal.

Na hora que você se sente seguro dentro de uma relação, a vida explora uma idéia: eu domei o outro.

É igual a cavalo. O cavalo xucro é arisco, mas quando você o doma imagina que pode fazer o que quiser que ele não reagirá. Imagina que ele o deixará montar sem nunca reagir. Aí você monta e o cavalo lhe joga no chão.

A síndrome da princesa tem este nome porque esta forma de pensar lhe dá a sensação de estabilidade: felizes para sempre. Só que este sempre dura um segundo. Por isso lhes digo: nunca se sintam seguros...

O que estou falando vale para qualquer coisa nesta vida. Não importa o quanto a vida lhe dê a idéia de que alcançou a estabilidade em qualquer aspecto, não viva isso, pois como acabamos de ver a vida não tem lógica. Por isso, qualquer estabilidade é ilusória.

Nada é estável, ou seja, acontecerá da mesma forma que aconteceu antes. Tudo é criado a cada momento com uma lógica completamente diferente do momento anterior. Por isso, o que hoje está em cima pode descer amanhã.