Evangelhos canònicos - Textos

Sal da humanidade

Vocês são o sal para a humanidade; mas se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelos que passam.

Para que serve o sal no mundo humano? Para temperar a comida... Sendo isso verdade, podemos então compreender o que Cristo quis dizer: os seres humanizados são o tempero para o mundo. Mas, como também falou o mestre, se o tempero não tempera mais é jogado fora.

Saiba disso: você é o tempero para o mundo e precisa temperá-lo. Os outros são os temperos para o mundo e precisam colocar sabor na sua vida.

O que seria da sua vida sem a ação do outro? Insossa, sem sabor... O que seria da sua vida sem aquele que lhe trai ou lhe dá carinho? O que seria da sua vida sem aquele que lhe abandona ou lhe faz companhia? O que seria da sua vida sem aquele que lhe critica e o que lhe elogia? Marasmo...

É a ação do outro que cria o sabor da vida, que cria a existência. Somente quando alguém age na sua vida lhe dá a oportunidade de viver.

Portanto, agradeça tudo a Deus. Agradeça por quem lhe abandona e por quem lhe faz companhia, pois se os outros estivessem sempre com você, a vida seria parada, monótona, não teria o ritmo que ela tem. Ela seria um marasmo... É exatamente esta alternância de situações constantes na existência que dá o sabor a ela. Se você tivesse apenas alguém que lhe bajulasse, risse de suas piadas a existência não teria sabor, ficaria cansativa.

Imagine se sua existência fosse dia a pós dia durante cinqüenta ou sessenta anos fazendo a mesma coisa? Que cansaço daria, não? Pensar a mesma coisa todo dia, viver a mesma realidade diariamente: que coisa insossa, sem sabor... São as alternâncias da vida que mexe com a rotina e quando isso acontece existe um sentido na vida.

Por isso agradeça tudo a Deus. Agradeça por aquele que lhe acusa, pois ele acaba com a rotina dos que só concordam com você. Agradeça a Deus por aqueles que lhe agridem porque eles acabam com a rotina daqueles que só sabem bajular. Agradeça por aquele que lhe abandona, pois ele acaba com a rotina de estar todo dia ao lado da mesma pessoa.

Se você não tivesse um agressor não saberia valorizar quem lhe defende. Se não houvesse quem lhe abandonasse, não saberia valorizar quem permanece ao seu lado. Veja a importância daqueles que fazem a sua cruz. Eles também são o sal da sua vida.

Por isso diga: louvado seja Deus que cria uma maravilhosa engrenagem chamada vida humana e a trabalha com todos os elementos necessários para você bem viver. Na hora que você se conscientizar disso, o agressor continuará agredindo, o caluniador continuará caluniando, quem foi embora continuará longe, mas você jamais estará sozinho ou se sentirá caluniado ou agredido, pois estará com Deus.