Bem aventurado - Mateus - conversa 03

Retalho novo em roupa velha

Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

Participante: queria comentar o que já ouvi no passado sobre essa passagem do retalho de pano novo em roupa velha, o vinho novo em odres velhos. Seria a mistura de ensinamentos. O ensinamento de Cristo, que é a Boa Nova, seria uma coisa totalmente nova e não um remendo para um ensinamento antigo, ou seja, não se deve misturar as duas coisas.

Sim, essa é uma visão, mas há algo mais profundo que precisamos conversar.

A entrega não pode ser em partes, tem que ser total. É preciso nascer de novo e não apenas mudar pequenos detalhes. Não adianta querer manter alguns aspectos da sua humanidade e reformar outros: ou reforma tudo ou não faz nada.

Participante: por isso que tem o termo nascer de novo. É morrer para as coisas velhas e nascer para as novas.

Essa é à base do espiritismo: m atar o homem velho para nascer o novo. É o renascimento em vida e não a reencarnação.

Para isso o ser precisa o quê? Enfrentar e renegar tudo o que é, quer ou faz hoje. TUDO! Senão renegar a tudo estará colocando remendo de pano velho em pano novo.

Participante: tudo, inclusive a interpretação desses ensinamentos.

Inclusive a sua interpretação de tudo isso.

A sua interpretação dos ensinamentos dos mestres está fundamentada no homem velho e tudo que você é hoje. Por isso é preciso renascer.

Participante: esse morrer é momentâneo, não é? Preciso morrer totalmente num momento e não na vida inteira, não é?

Quanto tempo dura uma vida?

Participante: cada presente?

Sim. Por isso digo: em cada presente você precisa morrer e renascer. Renascer sabendo que no próximo presente não estará morto, mas que terá que morrer novamente para renascer.

Participante: isso eternamente enquanto estiver aqui?

Enquanto estiver aqui.

Participante. Então, não é um momento em toda a encarnação; é a cada passo?

A cada passo é preciso matar o homem velho que ali estiver e renascer. Tudo no mesmo passo.

O problema é que vocês acham que quando renasceu em um momento já estão renascido na totalidade. Não, isso é irreal. No próximo momento vão ter que morrer e renascer novamente.

Renascer de onde? Ainda não chegamos a esse ensinamento na Bíblia, mas vou adiantar o assunto: da água e do espirito. A água é a pureza; o espirito é as coisas espirituais.

Esse texto é importante porque é passado aos seres encarnados que a iluminação é um momento na vida e que depois que ele passa, o ser está iluminado para sempre. ‘Estou salvo’! Se ferrou; acabou de se perder.

Participante: o processo continua a cada momento.

A cada momento, a cada vida é preciso morrer e renascer. Fazer isso com a única certeza que ainda terá que fazer até o fim da encarnação. Mais: com a consciência que haverá momentos que não conseguirá se matar. Por isso, quando não conseguir, no próximo momento, se mate.

Participante: sem falar da sucessão de presentes. O homem novo de hoje já é o velho de amanhã. É por isso que ele precisa morrer?

Perfeito.

Cada homem que renasce durante a vida humana ainda não é da agua e do espírito. Renasce do próprio homem, ou seja, da compreensão racional. Por isso renasce da água poluída pelo sistema humano de vida.

Participante: mas, mesmo aquele que nascer da água e do espírito também continua no processo.

Nessa vida ninguém renasce da água e do espírito. Se renasce da compreensão racional que teve em um determinado momento. Por isso é um renascer humano.

Participante: portanto, é preciso matar toda compreensão que surgir.

Perfeito.

Participante: é viver o nada, o dane-se, não sei.

E mesmo que saiba, não saber.

Cada compreensão traz novas verdades que constituem o homem velho. Por isso é preciso matar essas verdades em um novo momento. Por isso digo sempre: não acredite em nada que sua mente crie.

É melhor, ao invés de ficar acumulando informações, ir matando cada uma delas a cada passo, a cada momento que surgirem. Vá matando cada uma delas até que não deixe nada novo surgir. É a ideia do martelinho para quebrar tijolos que já conversamos.

Não, não deixe nada nascer. Esteja atento, pois a mente vai querer sempre construir uma verdade. Você já viu um campo cheio de pragas?

Participante: já!

Você vai lá e arranca uma por uma. O que acontece?

Participante: nasce tudo novamente.

Acabar com a praga nunca irá conseguir.

Participante: essa limpeza é constante,

É isso que faz o homem do campo. Ele vai matando as pragas conforme vão aparecendo, sabendo que outras irão surgir e que precisará matar todas até a hora da colheita.

Participante: esse é o vigiai ensinado?

Sim, esse é o orai e vigiai.

Participante: se eu dormir no ponto o negócio vai aparecer e...

Se disser que está indisposto e por isso não vai tirar as pragas do jardim, quando for tirar não terá mais jardim; só pragas.

Participante: mas, você falou que vai ter hora que não conseguirá matar.

Sim. Algum momento não vai conseguir e ela crescerá. Por isso, não se demore em voltar a trabalhar.