Emoções

Responsabilidade pelos sentimentos

Participante: Se Deus é a causa primária de todas as coisas, porque somos responsáveis por aquilo que sentimos?

No Universo existem duas realidades: a Real e as realidades criadas pelas consciências as quais os espíritos estão ligados. Vou explicar isso melhor...

Hoje você é um espírito ligado a uma consciência rotulada com o nome José. Esta consciência José, que é uma mente, tem a capacidade de servir de instrumento a Deus para gerar realidades. Por exemplo: neste momento você acredita que a realidade da sua vida é estar lendo estas palavras. Isso é real para você, mas é real apenas para você, pois é uma criação da personalidade ou consciência ou mente José a qual está ligado. A esta realidade chamamos de relativa, pois ela só serve para você mesmo.

Acontece que no mesmo momento que você José imagina estar lendo estas palavras, você o espírito sem nome, cor, sexo, raça ou religião, está no Universo realizando coisas completamente diferentes do que a mente está dizendo que está fazendo agora. Portanto, por causa da atividade da consciência José, você tem a ilusão de estar onde está, mas na verdade está no Universo agindo espiritualmente.

Depois de lhe falar isso posso, então, lhe responder. Deus é a Causa Primária de todas as coisas com relação às realidades relativas. Todas as realidades relativas são criadas primeiramente por Deus. Ou seja, a idéia de estar em algum lugar e fazendo alguma coisa é Deus quem dá...

Já na Realidade Real, na realidade espiritual, você espírito goza daquilo que se chama de livre arbítrio. Em O Livro dos Espíritos está escrito assim: o espírito ao escolher para si tal prova gera para si uma espécie de destino; digo isso com relação às coisas materiais, pois com relação às provas materiais ele é livre para escolher entre o bem e o mau.

Sendo assim, no mundo Real você espírito está escolhendo amar universalmente ou individualmente. Este é o livre arbítrio do espírito e sua ação. Por isso afirmo: o espírito faz alguma coisa no mundo Real, no espiritual, mas no mundo ilusório, o mundo imaginário criado pela personalidade humana, não faz nada. Ele vivencia apenas as realidades criadas por Deus e por isso Ele é a Causa Primária de todas as coisas.

Agora, será que esse livre arbítrio do espírito, ou seja, o sentimental é completamente livre? Eu diria que sim; o espírito goza da liberdade de amar do jeito que ele quer e Deus não interfere nisso. Mas, não podemos nos esquecer que um dos atributos de Deus é ser Onisciente. Por isso posso dizer que no mundo Real você espírito é livre para escolher como amar, mas lhe garanto que Deus já tinha ciência do que você ia escolher...

Não estou dizendo que Ele escolherá por você, mas afirmando que Ele tinha prévia ciência da sua escolha. Se isso não fosse verdade, Ele não seria Onisciente.

Portanto, eis aí o que é, na íntegra, a Realidade do Universo. Deus é a Causa Primária da vivencia no mundo material. Já no mundo espiritual, você tem a liberdade de agir espiritualmente, ou seja, sentir, amar. Mas, Deus já sabe de antemão como você vai amar, o que vai fazer sentimentalmente.

É esta a Realidade do Universo e é isso que quer dizer Deus Causa Primária de todas as coisas. Esta é a Realidade Universal: espíritos vivendo iludidos achando que estão vivos na carne.