Influência oculta dos espíritos

Reconhecer o protetor

“506. Na vida espírita, reconheceremos o Espírito nosso protetor”?

A questão fala na vida espírita, não no desencarne. Isso quer dizer que está se referindo ao período quando houver a consciência espiritual.

A pergunta está muito bem formulada: na vida espiritual. Se fosse assim que sai da carne, a resposta seria não, pois assim que acontece o desencarne o ser não reconhece nada. É preciso se libertar da consciência material para aí reconhecer alguma coisa espiritual.

“Decerto, pois não é raro que o tenhais conhecido antes de encarnardes.”

Como normalmente a missão do espírito protetor é exercida por amor, é comum os seres serem amigos.

O que acontece é o seguinte. Aquele que vai encarna chama o seu amigo e diz: ‘vem cá meu amigo. Você é um grande amigo. Por isso quero lhe pedir para colar comigo e não me deixar de passar por tudo o que preciso. Eu necessito desses acontecimentos. Por favor, fique comigo e faça isso acontecer’. Age assim porque sabe que quando vier para a carne a influência do ego vai fazer com que ele não queira aquilo.

Participante: um espírito superior pode mentir, pode enganar?

Mentir nunca. Mas, o que é uma mentira? Algo diferente do que você acredita. Só que o cada um acredita é a mentira. O que você acredita como real e verdadeiro é ilusão, não existe. Isso porque é fruto do ego e não da consciência espiritual.

Portanto, mentir no sentido universal, o espírito puro jamais fará. Agora dizer algo diferente do que você acredita, isso pode. Aliás, faz constantemente. Mais: faz sempre.

Participante: mas se ele usa outro nome está faltando com a verdade.

Não disse que o problema são suas verdades e não o que os outros dizem?

Acabou de ser dito: ele usa outro nome não por vaidade, por orgulho ou soberba, para querer ser mais importante do que é, mas porque você quer um nome. Foi o que acabei de dizer ...

Na verdade, um ser espiritual pode usar o nome que quiser, porque nem um espírito tem nome. Sendo assim, qualquer nome que usar, inclusive aqueles que vocês atribuem a ele, aquele através do qual você reconhece alguém, é uma mentira. Saiba que o nome pelo qual vocês reconhecem um espírito não é dele. É colocado pelos encarnados que são quem precisam de uma identificação.

O problema é que continuamos a ver as coisas a partir das coisas matérias. Acreditamos que exista algo chamado mentira, acreditamos que ela seja o que materialmente achamos que é e a partir disso vamos pensar o mundo espiritual. A realidade é ao contrário: vamos pensar o mundo espiritual e quando conhece-lo vamos repensar o mundo material.

É isso que venho fazendo há cinco anos junto com esse grupo: descobrir o mundo material e a partir dessa descoberta, que é mais real que a material, repensar a realidade material. Somos espíritos, vivemos no mundo dos espíritos, que é a única realidade do universo, por isso é essa visão que precisa prevalecer.

Tudo isso que vocês vivem hoje é fantasia, ilusão e serve apenas como campo de prova para a sua elevação espiritual.