Bem aventurado - Mateus - conversa 03

Quem entre no reino do céu

Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mateus. 7: 21-23)

Pode traduzir.

Participante. para mim esse trecho representa também os Fariseus que ...

Esquece isso é história!

Participante: é uma representação.

Pense nos dias de hoje. Para o ser humanizado se tornar um bem aventurado, para alcançar a felicidade, o que Cristo está dizendo?

Participante: para se entregar.

Não.

Está dizendo que não basta clamar “Senhor, Senhor”, ou seja, não basta apenas ficar rezando, orando, louvando a Deus ou a Cristo. Para ser feliz é preciso praticar o amor ao próximo.

É isso que o mestre está dizendo: o que conta para a bem aventurança não é a religiosidade, mas sim a pratica dos ensinamentos trazidos por Cristo. É isso que ele está dizendo.

Então veja: de nada adianta ir ao centro ou a igreja religiosamente uma vez por semana. Melhor ficar em casa assistindo novela. Não adianta ir a qualquer culto se não amar o próximo como a si mesmo dentro e fora dele.

O mestre fala ainda em anunciar o nome de Deus ou expulsar demônios em Seu nome (realizar trabalho mediúnico). De nada adianta exercer o papel de médium, fazer palestras ou até mesmo trabalhar, ajudar no centro ou na igreja sem que haja a prática dos ensinamentos trazidos pelo mestre.

Para ser feliz é preciso somente ser feliz. Para ter felicidade é preciso amar e não apenas frequentar ou participar dos cultos ou estudar os ensinamentos.

Participante: é preciso amar e não apenas dizer que ama.

Não é apenas não dizer que ama; é não colocar em prática o que foi ensinado. Não é apenas participar dos ritos, dos cultos, e achar que isso é solução para a elevação espiritual, para a felicidade. Não adianta nada! O que adianta mesmo é praticar, é viver no dia a dia no estado de amor ao próximo e amor a Deus sobre todas as coisas.

Participante: perfeito; não viver só de teoria.

Isso!

Só que falar em viver na teoria ainda é pouco. A nosso consciência precisa atingir um ponto ainda maior. O que realmente não adianta é viver em hipocrisia!

Não adianta ir ao centro, à igreja, ao templo e dizer que já fez a sua parte no sentido de espiritualizar-se e continuar vivendo como todo ser humano quando está fora do local de culto. É isso que não adianta.

É o que já disse outras vezes: a busca espiritual não pode ser vivida em momentos e nem em lugares específicos . Ela precisa ser vivenciada vinte quatro horas por dia em todos os lugares. Esse é o problema: os religiosos restringem a sua busca espiritual à participação nos cultos da religião.

Antes que vocês comecem a se deixar levar pela crítica, afirmo: não estou falando de evangélicos, católicos ou espiritas. Tem muitos espiritualistas que vivem o espiritualismo apenas na hora do culto, da atividade mediúnica, na hora de mandar mensagem. Não é isso: é preciso viver o espiritualismo isso vinte quatro horas por dia.

Compreendam uma coisa: a felicidade incondicional (bem-aventurança) é o resultado da vivencia dos ensinamentos. Se o ser vive a busca espiritual, a busca da felicidade, apenas em determinados momentos, só vai ter alguns momentos de felicidade. É isso que Cristo está dizendo.

Os que dizem “Senhor, Senhor” são os que vivem apenas louvando a Cristo, os que apenas vivem em oração. e isso não adianta nada.

Participante. No final Cristo diz: vocês que só fazem o mal ...

O que é fazer o mal?

Participante: não fazer o bem.

É fazer ao outro o que não quer para si. Isso é fazer o mal.

Se você quer ter razão, tem que dar ao outro o direito de ter razão. Isso é fazer o bem.

Participante: ou seja, não ser hipócrita.

Perfeito.