Religiões

Propriedades da matéria

O que acabamos de falar faz uma diferença incrível para a vivência da encarnação, apesar de aparentemente ser apenas uma discussão científica. Isto porque, para a doutrina espírita humana os diversos elementos matéria que ela criou possuem propriedades diferenciadas uma das outras.

A água possui uma propriedade e o fogo outra; a madeira possui uma propriedade e o corpo humano outra. Isso não faz parte da doutrina espírita dos espíritos, pois se tudo surge de um único elemento do Universo, só existe uma propriedade.

“31. Donde se originam as diversas propriedades da matéria? São modificações que as moléculas elementares sofrem, por efeito da sua união, em certas circunstâncias”.

“32. De acordo com o que vindes de dizer, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venosas ou salutares dos corpos não passam de modificações de uma única substância primitiva? Sem dúvida e que só existem devido à disposição dos órgãos destinados a percebê-las”.

“33. A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades? Sim e é isso o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo”.

Então, para os espíritos, não existem os elementos do Universo como conhecido pela humanidade e por isso não existem as múltiplas propriedades dos elementos. Isso precisa ficar bem claro, pois vocês ainda atribuem, por exemplo, como causa do terremoto que acabou de acontecer uma propriedade do solo, dos elementos materiais que compõem o solo. Mesmo os espíritas fazem isso.

Mas, o que é o solo se não fluído cósmico universal? O que é o ar senão fluído cósmico Universal? E, todas as coisas que existem, quer seja a rocha que se abre como a água que refrigera vem de um mesmo elemento. Sendo assim, eu posso me refrigerar como terremoto e ver algo muito ruim na água que bebo. Para isso, no entanto, é preciso que o ser humanizado espiritualize sua razão, ou seja, passe a viver a realidade do mundo carnal a partir da razão espiritual...