Revelações da revelação - Livro II

Perturbação espiritual

Reproduzir todos os áudiosDownload
Pergunta 163
Pergunta 164
Pergunta 165

163. A alma tem consciência de si mesma imediatamente depois de deixar o corpo? Imediatamente não é bem o termo. A alma passa algum tempo em estado de perturbação.

Com esta resposta destruímos um mito: o espírito não tem consciência da sua realidade espiritual imediatamente depois do desencarne. É preciso passar algum tempo. Quanto tempo?

Participante: Pela resposta, algum. Ou seja, indefinido.

Portanto, varia de caso a caso.

O espírito só terá consciência da sua realidade quando eliminar a identidade que vivia. Só quando ele deixar de acreditar que é o ser humano voltará a ter consciência da sua realidade.

Isso nós já tínhamos respondido. Mas, este subcapítulo fala de perturbação. O que É um espírito perturbado?

Participante: Um espírito desarmonizado.

Com o quê?

Participante: Com o Universo, com Deus e ele próprio...

Não, com ele próprio não.

O espírito perturbado é um espírito desarmonizado com o Universo, ou seja, que quer colocar valor nos acontecimentos. Esse é o espírito perturbado. Por que ele está perturbado? Porque não tem Deus à frente de tudo.

O espírito fica perturbado quando sai da carne porque não tem nem mais as certezas da vida carnal e ainda não se relembrou do valor da vida espiritual, que é Deus. Ele não é nada, não é ninguém.

Tudo o que conhecia acabou. O que ele sabia, o que dava como certo, não existe mais. Além disso, não tem nada para colocar no lugar porque não entrou no novo mundo, ainda não entrou na sua nova vida.

Para que um espírito possa viver fora da carne, tem que ter Deus no coração. O espírito que sai da carne apegado aos valores materiais não tem Deus em seu coração e por isso, se perturba quando regressa à pátria espiritual.

A partir disso pergunto: o que é um renascimento? É o momento em que o ser universal coloca Deus no coração, na carne ou fora dela. Neste momento alcançou a consciência espiritual.

164. A perturbação que se segue à separação da alma e do corpo é do mesmo grau e da mesma duração para todos os Espíritos? Não; depende da elevação de cada um. Aquele que já está purificado se reconhece quase imediatamente, pois que se libertou da matéria antes que cessasse a vida do corpo, enquanto que o homem carnal, aquele cuja consciência ainda não está pura, guarda por muito mais tempo a impressão da matéria.

Ou seja, tudo depende do grau de elevação que você alcança durante a vida.

Voltamos àquilo que tínhamos acabado de dizer: não se preocupe como é a morte, mas se prepare para ela. Fazer isso é buscar em vida a consciência espiritual, ou seja, ter Deus no coração. Isso porque quando um espírito sai da carne mais depurado, mais elevado, pode, então, mais rapidamente entrar na consciência espiritual.

Mas, o que é ser mais depurado, mais elevado? É estar em contato com Deus; é manter com o Senhor uma relação amorosa.

Agora a resposta está pronta. Como se preparar para a morte? Começando a viver desde já numa relação amorosa (amar e sentir-se amado) com Deus. Só isso.

165. O conhecimento do Espiritismo exerce alguma influência sobre a duração, mais ou menos longa, da perturbação? Influência muito grande, por isso que o Espírito já antecipadamente compreendia a sua situação. Mas, a prática do bem e a consciência pura são o que maior influência exercem.

Portanto, não adianta apenas saber que existe espírito, um mundo espiritual, uma existência espiritual: o que pode realmente lhe garantir uma boa morte é a vida com a consciência espiritual. É a vida dentro dos ensinamentos dos mestres.

É por isso que estamos colocando bem claramente: espiritualista não pode ser apenas aquele que sabe que existe em si alguma coisa a mais do que a matéria. Para ser realmente espiritualista é preciso viver para essa alguma coisa a mais. Sem isso, de nada adianta dizer-se espiritualista.

Em outra palestra já falei da seguinte forma. ‘vocês são espíritos’. Que notícia nova estou trazendo não? Claro que não, todos sabem que são. Mas, se sabem, porque não vivem como espírito?

Pergunto isso porque não adianta só saber que é um espírito, conhecer as regras que acreditam existir no mundo espiritual. Não será isso que fará diferença no dia do juízo. É a sua ação sentimental de agora que vai lhe garantir uma nova vida com uma consciência espiritual ou não.

É a história da cultura e da sabedoria que já falei outras vezes: conhecer o espiritismo é uma cultura, mas se não colocar em prática seus ensinamentos, jamais atingirá a sabedoria.