Revelações da revelação - Livro II

Perispírito

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Pergunta 93
Pergunta 94
Pergunta 94a
Pergunta 95

0093 - O Espírito, propriamente dito nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer? Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.

Como é o nome disso que vocês acreditam que estão dentro?

Participante: Corpo...

Vocês chamam o que estão vestindo atualmente de corpo, mas isso não é um corpo do espírito. O corpo do espírito é o perispírito, que está dentro do que vocês chamam de corpo humano.

O corpo humano, na verdade, é uma roupa que o espírito coloca por cima do seu corpo. A cada encarnação é como o espírito estivesse trocando de roupa.

Esta é a primeira informação que está nesta resposta do Espírito da Verdade: o espírito tem um corpo que se chama perispírito. Mas, o ele diz mais: o perispírito é fluídico dentro da concepção humana. Ou seja, para aqueles que vivem no mundo material o perispírito é fluídico, mas para o espírito ainda é denso demasiadamente.

Sendo assim, quando se fala que o perispírito é o corpo fluídico, o corpo não denso do espírito, tal concepção é estória. Isso porque tal ideia é apenas para o ser humano e não para o espírito liberto da humanidade. Para este, aquele corpo ainda é denso e muito denso.

Isso é o que o Espírito da Verdade falou neste momento sobre o perispírito, mas há outro detalhe sobre o corpo do espírito que eu gostaria de falar: o perispírito é a exata cópia do corpo humano. Tudo que existe no corpo humano existe o perispírito.

Na verdade para cada célula do corpo existe, vamos dizer assim apenas para poder falar dela, uma célula do perispírito. Isto porque o perispírito recobre todo o corpo.

Se o seu corpo tem um coração, o perispírito que você, espírito, veste, tem um coração. Isto porque ele recobre não só por fora o corpo físico, mas por dentro e por fora. Ele possui os mesmos elementos e características que o corpo tem externamente como internamente.

Mas, a partir dessas informações, ou seja, sabendo que o perispírito é denso para o espírito e que é igualzinho ao corpo físico, faço uma pergunta: se você sair da carne hoje, voltar à consciência espiritual agora e olhar para si mesmo, qual a diferença entre o corpo e o perispírito? Eu mesmo respondo: nenhuma.

Não há, para o ser que sai da carne humanizado, diferença entre o perispírito e o corpo, pois ele verá o perispírito como denso e com tudo que o seu corpo tinha. Por isso digo: o espírito que sai humanizado da carne nem sabe que morreu.

Ela não terá consciência de ter se desligado do corpo, pois olhará para si mesmo e verá um corpo igualzinho ao carnal, quer seja em detalhes como na questão da densidade. Isso porque como vimos o perispírito é denso para o espírito. Ele não é denso para o ser humano, mas é denso para o espírito.

Então veja, se você não alcançar a consciência espiritual nessa existência, quando sair da carne, nem vai saber que morreu: vai pensar que continua vivo. Aliás, a maioria que sai da carne, pensa que continua vivo.

Participante: Com relação ao corpo, ou seja, a vestimenta que o espírito coloca sobre o corpo, ele a plasma inconscientemente?

Por enquanto vamos ficar com a sua resposta: o espírito plasma inconscientemente o seu corpo. Mas, saiba que não é só isso: existem outras verdades que ainda não podemos conversar.

Mas, não é só o corpo que o espírito plasma. O que é essa roupa que você está vestindo de acordo com o que vimos até agora?

Participante: Fluido Universal.

Certo: a sua roupa é um fluído universal que você pasmou como blusa. Você plasmou fluido universal como blusa.

Do mesmo jeito que você plasma fluido universal como blusa quando na carne, plasma fluido universal como blusa fora da carne. Então eu diria mais: a sua roupa é um estado mental. Isso porque a sua roupa é o que você vê no fluído universal.

Participante: Falando nisso, uma pergunta que é mais curiosidade. O espírito quando desencarna, seu corpo físico está vestido com uma determinada roupa. Quando ele desperta do outro lado se vê com a mesma roupa?

Quando o espírito despertar do outro lado se verá com a roupa que ele escolher. O espírito se verá com a roupa que escolher plasmar para si.

Participante: Mas o senhor falou que muitos não têm a consciência de que desencarnaram. Como podem escolher?

Inconscientemente ele plasma. Ele continua plasmando roupa inconscientemente...

Digo isso e não vejo motivo para espanto porque você hoje, ou seja, encarnado, também plasma suas roupas inconscientemente. Ou será que você tem consciência de estar plasmando o fluído universal em roupa? Não tem, mas está.

Participante: Ele vai plasmar um guarda-roupa também?

Mais do que isso: ele vai plasmar a casa toda. Aliás, desculpem, ele não vai plasmar uma casa: ele vai continuar na mesma casa plasmada que tem hoje.

Vai ficar vendo o mesmo guarda-roupa; vai continuar plasmando a mesma roupa no guarda-roupa; vai continuar plasmando a ideia de trocá-la todo dia; e irá plasmar a ideia de ir trabalhar todo dia. Veja: ele não tem consciência que morreu; continua imaginando que está vivo...

O espírito continuará plasmando as ações como se ainda estivesse na carne porque não têm consciência de ter desencarnado.

Ficou claro isso? É importante vocês entenderem isso, para darem valor à questão da reforma íntima, ou seja, do virar-se para Deus. Sem isso, ao saírem da carne, permanecerão como fantasmas assombrando o lugar que deixaram.

COMNETÁRIO DE KARDEC

Envolvendo o germem de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.

0094 - De onde tira o Espírito o seu invólucro semi-material? Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

Vamos compreender esta afirmação do Espírito da Verdade bem claramente.

A compreensão sobre o perispírito como hoje conhecida, só vale para o planeta Terra. Esta ideia, esta concepção sobre o corpo do espírito não vale para o Universo inteiro. Se você sair da Terra e for morar na lua, terá que plasmar um perispírito diferente do que hoje plasma.

Sendo assim, o que disse anteriormente – que o perispírito é o corpo do espírito – não é Real. O perispírito, ou pelo menos a idéia que vocês têm do corpo perispiritual, é o corpo dos espíritos que habitam o planeta Terra. Isso quer dizer que apenas o perispírito dos espíritos que habitam este planeta possui dois braços, duas pernas e determinados órgãos internos. O de espíritos que habitam outros planetas é diferente disso.

Na verdade, o perispírito é um saco informe que prende o espírito. Ele se molda, ou seja, toma forma, de acordo com as formas existentes nos diversos planetas. Mas nada que isso.

Portanto, se o corpo físico é apenas uma idéia que o espírito está tendo, o perispírito também o é, já que ele não é o que o espírito percebe, mas sim plasma que tem a sua forma gerada de acordo com a necessidade do planeta onde o espírito encarnará. Para poder se ter alguma idéia do que é o perispírito na Realidade, eu diria que ele é um saquinho que encobre o espírito e que se molda de acordo com a necessidade do ser...

Isso, na prática, nos leva a conclusão de que o perispírito, dentro do Universo, não tem braço, não tem perna, não tem cabeça. Só para quem está na Terra, ou seja, para quem está preso à vida humana, ao ciclo de encarnação no planeta Terra.

O perispírito do espírito que sai do ciclo de encarnação no planeta Terra não terá tais elementos, pois ele não precisará mais de mão ou de pé ou de pé. Ele aprenderá a andar com a velocidade do pensamento e por isso, tais acessórios serão coisas desnecessárias...

Para este espírito, estes acessórios denotam um atraso...

Participante: Os pés e as mãos não são elementos atrasados, mas sim o caminho que Deus dá os espíritos para sua evolução.

São o caminho que Deus lhes deu para caminhar e não para ficar parado apegado à eles... Quando você estiver à frente no caminhar, essas coisas serão atrasadas.

Você não compreendeu o que quero dizer... Não estou dizendo que estes acessórios são atrasados para você, mas sim para quem já tem outros conhecimentos. Se você souber voar, não precisará mais dos pés para andar e com isso considerará tê-los como um atraso. Mas isso é para quem sabe voar e não para você que não sabe...

0094a – Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro? É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.

Esta pergunta não foi comentada.

0095 - O invólucro semi-material do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível? Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.

A resposta é completa, mas deixe-me falar mais uma coisa. Aqui está escrito assim: o perispírito tem a forma que o espírito quer. Mas, não é bem assim: não depende só do seu querer.

É claro que todos os espíritos possuem a capacidade de moldar o seu perispírito, de criar ou retirar do seu perispírito alguns detalhes, mas é preciso levar em consideração o que já falamos anteriormente: estamos falando em linha geral.

Saiba que apesar desta informação, muitas vezes o espírito não pode alterar o seu perispírito. Não pode, não tem condições de alterar o seu perispírito. Isso porque a sua forma física faz parte do seu carma, da sua prova.

Na verdade, a maioria dos espíritos não possui condições para alterar o seu perispírito. Eles sabem como fazer, mas não podem fazer porque Deus não permite. O Pai não dá a eles acesso ao conhecimento para manipular o seu perispírito.

Por isso vemos na literatura espírita espíritos carecas que usam perucas. Enquanto eles não aprenderem que aquela careca é um carma, enquanto não aprenderem a viver felizes sem o cabelo, não terão licença, autorização, para gerar cabelo, para plasmar cabelo.

Volto a dizer: tudo que estamos estudando sobre a capacidade do espírito é em linhas gerais, mas nem todo espírito tem ainda a autorização para exercer estas prerrogativas. Não têm acesso a esta prerrogativa pelo motivo que já expusemos: o individualismo...

Se o espírito individualista pudesse moldar o seu perispírito, transformando assim a sua aparência, teriam muitos que fariam isso para fugir de algumas coisas.

Participante: E os espíritos que apresentam ferimentos no perispírito?

Vamos conversar sobre isso. Boa pergunta.

As marcas do corpo físico vão para o perispírito? Ferimentos, tatuagens, doação de órgãos, cicatrizes, vão para o perispírito? Vão, se for prova. Se for necessário ir.

Vou dar um exemplo: um ser humanizado morre, desencarna, com um tiro e se revolta ao tomar consciência que desencarnou por causa daquele acontecimento. Acontecendo isso, o seu ferimento ficará aberto até que ele acabe com a sua revolta.

Na verdade não há ferimento. O perispírito, assim como o corpo físico, não pode ser ferido. Tudo é fluido universal e o elemento material universal não pode ser ferido.

Sendo assim, o ferimento no perispírito, na verdade, é um ferimento mental, produzido pela mente do espírito (ego). Mas, o espírito não vê isso: pensa que o corpo perispiritual é que está ferido. Por isso não sabe que pode, através da mente, eliminar esta visão. Ele só alcançará a consciência de que pode utilizar-se da sua mente para curar ou fechar esse ferimento quando tiver o merecimento para tanto.

Outro exemplo: a doação de órgãos. Se um ser humanizado doar um órgão, este vai ficar fazendo falta no seu perispírito? Depende.

Se o ser humanizado doar o órgão para ganhar dinheiro, vai; se doá-lo para mostrar o quanto ele é bonzinho, caridoso, vai: mas, se doar o órgão por amor, este estará presente no perispírito. O amor cobre toda e qualquer coisa. Então, a doação sem intencionalidade nenhuma não provoca problemas no perispírito, mas a doação com qualquer outro sentimento provoca.

Outro exemplo: o ser humanizado que perde de um membro. Será que a ausência da perna vai para o perispírito? Vai, enquanto o carma for necessário. Este espírito será, mesmo depois de desencarnado, manco, com uma perna só. Agora, se durante a vida carnal conseguir superar o seu carma, ou seja, viver feliz apesar de só ter uma perna, quando sair da carne estará com as duas pernas.

Vamos entender direitinho, que o perispírito e o corpo são a mesma coisa. O que determina a forma e a função de cada coisa do perispírito e do corpo é o carma da pessoa, ou seja, aquilo que o espírito vai precisar fazer para se elevar. Então, não importa se é corpo ou perispírito, porque a Deus nada é impossível. Quando o carma acabar, acaba tudo.

É isso que precisamos compreender: Tudo pode acontecer; o que vai determinar se acontece ou não, será o seu carma. O seu merecimento.

Participante: Fale um pouco dos espíritos que vampirizam o perispírito de outro espírito, como os ovoides citados na literatura espírita.

Na verdade, nenhum espírito vampiriza o perispírito do outro. Vamos entender isso direitinho, de uma vez por toda.

O espírito se alimenta de uma coisa chamada fluído cósmico universal, que vocês chamam de sentimento. O espírito come sentimento, assim como vocês comem comida.

Sendo assim, esses espíritos que vocês chamam de vampiros comem energia, o sentimento que está dentro do perispírito. Seria quase como um sanguessuga, por isso são chamados de vampiros. Eles não comem o corpo, mas sim o sangue do espírito. O sangue do espírito é o sentimento, é a energia.

Isso é verdade: realmente existem espíritos assim. Mas, estes seres só procuram aqueles que têm o que eles gostam. Eles não atacam indistintamente qualquer um.

Aliás, até na Terra é assim: tem gente que não pode sair de casa de noite que o mosquito, o sanguessuga, ataca na mesma hora. Mas, existem pessoas que entram no meio do mosquiteiro e não têm uma mordida. Isto acontece porque estes últimos, não têm o que o mosquito quer.

Sobre este assunto, portanto, o que precisamos entender é que esses vampiros só vão vampirizar aqueles que tiverem o sangue que eles querem, ou seja, se aqueles tiverem o sentimento que eles querem.

Se você entrar na conexão com um ser que quer o sentimento que você tem, certamente será vampirizado. Agora, se sair da conexão, se mudar o seu padrão vibratório, o vampiro vai embora praguejando: que comida ruim. Eu não quero isso. Vou pegar outro que tenha o que eu gosto.

Este é o aspecto principal desta sua pergunta ao qual devemos dar total atenção: muito mais do que se preocupar em saber como o vampiro age, saber como é essa obsessão, devemos compreender porque ela acontece. Sem isso, não aprendemos a escapar dela e continuamos a temer e odiar os vampirizadores.

Participante: Fale também dos tais trabalhos encomendados nas encruzilhadas.

Deus é causa primária de todas as coisas. Sendo assim, se alguém vai ao centro de macumba, pedir um trabalho contra outro, foi Deus quem o mandou ir lá e pedir o trabalho. Agora, esse trabalho serve tanto para quem faz como para quem recebe.

Deus dá a um a intuição de fazer o trabalho porque ele nutre um determinado sentimento que o faz tornar-se merecedor de viver esse papel na vida. Ninguém vai ao centro pedir para fazer um trabalho contra outro, se não merecer ser o agente desta situação carmática. Este é um detalhe sobre o tema.

Quanto à eficácia, ou seja, se aquele trabalho vai chegar à pessoa que está querendo atingir, é outro detalhe. Isso eu não sei lhe responder, porque também vai depender do merecimento da outra pessoa receber ou não. O outro só receberá a carga negativa do trabalho se for merecedor, pois Deus dá a cada um segundo as suas obras.

É por isso que na umbanda os exus dizem: ‘eu pego e vou levar, mas se não puder entregar, volto e devolvo’. Isso quer dizer: o exu pegará a carga energética, levará para a pessoa, mas, se ao chegar lá para entregar a pessoa não merecer recebê-la, ele trará e a devolverá para quem mandou.

Precisamos entender que um trabalho de umbanda nada mais é do que um despacho de uma carga sentimental. Fazer trabalho espiritual é enviar determinada carga sentimental a outro.

O espírito trabalhador chamado exu absorverá esta carga daquele que faz o trabalho e a levará para entregar à pessoa que foi destinada. Só que ao chegar lá se a vibração da pessoa não se encaixar com a pessoa que devia receber, o exu volta com aquela carga e a devolve para quem mandou. Isso porque ela é dele, foi ele quem a nutriu.

Portanto, são estes os dois aspectos que gostaria de salientar sobre o tema que você perguntou. Primeiro, dizer que o trabalho é a emissão de uma carga sentimental (energia) e segundo, que tanto a fonte geradora quanto a fonte receptora precisam estar numa sintonia porque tudo aquilo é prova.

A macumba não é o charuto, a cachaça, a galinha, a farofa, mas um sentimento. Na verdade, quando você olha atravessado (nutre um sentimento de desconfiança) para alguém, está fazendo uma macumba. Quando tem raiva de uma pessoa, está fazendo uma macumba. Quando está acusando alguém, está fazendo uma macumba. Isto porque a macumba não são as coisas materiais, mas o sentimento que se coloca nas coisas.

Por isso, não importa se você está falando, cantando ou oferecendo coisas materiais, sempre que nutre um sentimento por uma pessoa está fazendo uma macumba para ela. O sentimento é quem comanda a ação e não o contrário.