De Deus

Pergunta 015

Que se deve pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina panteísta?

Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus.

Essa doutrina hoje já perdeu muita força e estudá-la agora seria perda de tempo. Mas, para nós a resposta do Espírito da Verdade terá alguma utilidade. Vamos conversa sobre ela.

Deus é uma individualidade, você é outra...

Não existe este retorno da sua individualidade para a de Deus. Cada um, individualidade, permanece caminhando no seu próprio caminho. Essa é a primeira notícia.

Só que precisamos compreender um pouco mais sobre Deus e esta é uma boa oportunidade. Para falar Dele vou usar o ensinamento trazido por Sri Krishna no Bhagavad Gita.

Existem diversos aspectos do Universo que são o próprio Deus. Apesar disso, temos que chamar a todos de Deus, porque não há palavras para distinguir as coisas.

Existe um Deus Ser, um espírito. Esse Deus se emana para o Universo, se irradia através da Causa Primária. Essa emanação é um Deus. A Ela chamamos de emanação de Deus.

O que é a emanação de Deus? Os acontecimentos do mundo. Se tudo é causado por Deus, podemos dizer que tudo que acontece é emanação de Deus.

Quando falamos, por exemplo, na física, que as partículas do átomo giram em torno do núcleo, o espiritualista sabe que isso não acontece. Como já vimos, existe uma Causa Primária que cria esse giro. É Deus que cria o movimento das partículas em torno do núcleo. Por isso, essa rotação é uma emanação de Deus.

Deus causa tudo e tudo que Ele causa é uma emanação Dele. Aquela pessoa ali imagina que está se coçando, mas isso não é Realidade. Deus é Causa primária daquilo está acontecendo. Então, aquilo que é chamado de ‘se coçar’, é uma emanação de Deus.

Deus Ser, emanação de Deus: dois aspectos daquilo que a humanidade chama de Deus. Mas, ainda há outro que pode ser confundido com o próprio Deus da humanidade.

O ser humanizado não vive só. Ele convive com outros elementos, sejam eles materiais ou humanos. Ou seja, para que a emanação de Deus ocorra é necessário que haja elementos que sirvam de instrumento para isso.

Vou dar um exemplo. Eu estou aqui falando e vocês estão aí ouvindo. Isto é o que a percepção humana diz, mas será que estou falando e vocês ouvindo? Não, as palavras, o som e tudo mais que envolve o falar e o ouvir são emanações de Deus. Se estamos servindo de instrumento para a emanação de Deus, somos um Deus emanado.

Portanto, existe o Deus Ser, Aquele que emana situações através da Causa Primária (emanação de Deus). Só que para isso acontecer, Ele se utiliza de instrumentos, que, por isso, se transformam em deuses emanados. Os instrumentos da emanação viram o próprio Deus por serem apenas o reflexo de uma Causa Primária.

Volto a dizer: esse tema é complicado, por causa da pobreza de linguagem. Vocês não possuem palavras que possam descrever corretamente as emanações de Deus e os deuses emanados. No entanto, é dessa concepção que surge a frase que Cristo ensinou: Deus é tudo e tudo é Deus. E ensinou ainda mais: vós sois deuses.

Deus é tudo porque tudo que acontece é emanação Dele; nós somos deuses porque somos os instrumentos para essa emanação.

Essa é a Realidade do Universo. Ela fica bem clara em O Livro dos Espíritos num texto que ainda estudaremos, mas que antecipo agora:

“Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus” (Pergunta 132).

Não é um bom exemplo do que falei? O espírito toma um corpo em harmonia com o mundo em que vive para aí, sob as ordens de Deus (servindo de instrumento fiel à Causa Primária), fazer a sua parte na obra da criação.

Só que tem um detalhe.

Deus, como dissemos, tem todas as suas propriedades elevadas ao extremo. Então, Ele tem o Amor ao próximo elevado ao máximo. A esse Amor chamamos de Universalismo e ao ser que o utiliza de Universalista.

O espírito que não possui o Amor Universalista, pois essa propriedade ainda não está desenvolvida nele, também é emanação de Deus e Deus emanado. Só que o chamamos de outros nomes.

Ao invés de universalista o chamamos de individualista, individualidade individualista, pois ama a si mais do que ao próximo. Ao amor que ele sente chamamos de egoísmo.

Quando Deus emana através dos instrumentos uma Causa Primária, ela é, na sua essência, universalista, pois busca o bem coletivo. Quando o Deus emanado julga a Causa Primária, por causa do seu egoísmo, julga a emanação de Deus a partir de suas próprias paixões e desejos.

É daí que nasce o bom e o mau, o certo e o errado. A emanação de Deus é Perfeita (justa e amorosa), mas a avaliação que o Deus emanado faz dela é individualista, pois a realidade criada por esta avaliação (raciocínio) segue suas próprias verdades.

Portanto, Deus é tudo e tudo é Deus. Ele é o próprio Universo, mas também é todas as coisas que existem e sua própria ação, pois tudo é apenas instrumento para a emanação Dele mesmo.

Agora fechamos todo o ciclo do conhecimento sobre Deus.

Sei que isso é complicado e já havia falado para abandonarmos sistemas espirituais, mas é preciso compreender a Realidade (Deus é tudo e tudo é Deus). Sem isso não conseguimos viver a vida dentro de um sentido espiritual. Continuaremos vivendo-a dentro do sentido material e continuaremos a ter o mesmo fim de outras encarnações: ter que reencarnar.