Religiões

Pedir a Deus

20. Outros há que, carecendo de discernimento, devido aos mais diversos desejos e praticando cultos diferentes, adoram aos devas (ou aos seres celestiais), impelidos por sua própria natureza.

O que são os devas? São seres espirituais desencarnados ligados ao orbe terrestre. São seres humanizados que não estão encarnados numa massa corporal. Mas, também pode ser a figura que os seres humanizados fazem dos seres além do mundo humano. É a compreensão humana que gera um Cristo, um Buda, um Krishna, santos, anjos, mentores e protetores. Neste segundo caso, não estou falando de espíritos, mas da imagem que a humanidade faz de determinados espíritos e que rotula com estes nomes.

O que é chamado por vocês de Cristo é um espírito superior que vive liberto da influência da materialidade. Ele vive para, com e em Deus. Ele não se preocupa com os anseios dos seres humanizados que são fundamentados em posses, paixões e desejos mundanos. Ele se preocupa com a existência eterna do espírito e com tudo que for pertinente a ela. No entanto, não é desta forma que os homens entendem Cristo. Imaginam que ele se preocupa com as necessidades materiais dos seres, que se ocupam em providenciar que estes consigam aquilo que desejam. O primeiro é o espírito, o segundo é um deva.

Esta mesma forma de pensar é válida para todos os demais espíritos que são cultuados pelos seres humanizados. Eles existem em espírito e vivem para a espiritualidade, mas também existem no mundo humano como devas, como seres preocupados com a felicidade impura e fugaz que é o prazer que o ser humanizado sente quando seus desejos são realizados.

Àqueles que acreditam e cultuam os devas Krishna chama de seres sem discernimento. O que é de discernimento? É não compreender perfeitamente. Não compreender o quê? Não compreender como eles vivem, não compreender como eles pensam, não compreender qual é a preocupação deles. Aqueles que cultuam espíritos acreditando que eles se ocupam em auxiliar os seres humanizados a conseguirem alcançar seus desejos frutos de suas paixões e posses são carentes de discernimento, porque ainda acham que estas coisas têm alguma importância para quem está livre do anelo à mente.

É isso que Krishna está nos ensinando. Cultuar Cristo colocando-o na posição de servidor de suas vontades humanas é um sinal de ignorância, de carência de discernimento sobre o que é real e o que é ilusório.

Participante: na verdade, nós sempre pensamos que se Deus usa Jesus como instrumento, nós podíamos usá-lo instrumento pra chegar a Deus. Um intermediário.

Na verdade, se você pensava isso, maravilhoso. Mas, não é o que a grande maioria pensa. A grande maioria só quer saber de Cristo para conquistar coisas humanas e não para ajudá-los a chegar a Deus.

Participante: mas tem muita oração que fala que deve se pedir ao santo que seja um intermediário. Pedir que ele leve o pedido a Deus.

Isso está certo, mas veja: de nada adianta fazer esta oração com o coração voltado para o santo. De nada adianta se pedir a Santa Rita que ela seja intermediária junto a Deus para que Ele cuide de sua visão. Estando frente à imagem dela ou orando em sua intenção, seu coração deve estar ligado em Deus e não no santo.

O problema é que vocês quando oram estão conectados com o santo e não com Deus. Por isso seus pedidos são dirigidos diretamente a eles, como se eles fossem capazes de alterar a provação de um espírito encarnado. Vocês acham que rezar para Santo Antônio, por exemplo, pode mudar o destino de um ser humanizado e ele acabar encontrando um marido ou esposa. Acham que porque rezam para São Jorge estarão protegidos, porque pedem a São Pedro vão conseguir adquirir a casa própria. No momento que estão fazendo estas orações nem se lembram de Deus. Acham que estes conseguem realizar estes milagres por livre e espontânea vontade.

Participante: mas, veja bem, foi o próprio Deus que nos induziu a este erro, Isso porque muitas pessoas pedem aos santos e recebem. Por isso achamos que é o santo que faz.

Na verdade, sua lógica é falha. Isso porque Deus não pode ter induzido vocês ao erro porque não foi ele que criou os devas, ou seja, não foi ele que criou figuras mitológicas que estão ao serviço da humanidade que vivem. Isso é coisa do ego. Mas, mesmo que Ele tivesse criado, como já vimos, tudo o que Ele cria no mundo material serve como provação ao espírito, como uma pergunta onde o Pai questiona se o ser encarnado vai amá-Lo acima de todas as coisas ou ainda se submeterá às verdades do ego. Portanto, ao dar algo para alguém que pediu a um santo, Ele estava perguntando: ‘e agora, você vai acreditar que foi Santo Antônio que lhe arrumou marido ou Eu’?

21 e 22. Qualquer que seja a forma do deva ou santo que o devoto quer adorar com fé, Eu torno constante essa fé. Dotado com uma fé assim, o devoto adora o seu deva preferido, que lhe outorga dons. Porém, em realidade, sou Eu quem lhos dá.

23. Porém, os frutos adquiridos por esses homens de escassa compreensão são limitados e logo perecem. Os que adoram aos devas vão aos devas, porém os Meus devotos vêm a Mim.

Aí está a resposta a sua pergunta: tudo que é recebido a partir da adoração a um deva é limitado e logo perece.

Como você disse, algumas pessoas pedem aos santos e conseguem obter, mas o que conseguem receber é limitado, vale apenas para este mundo, e logo perece. Nenhum deva pode lhe dar algo que seja eterno e infinito. Isso só Deus pode...

Aqueles que cultuam estas figuras mitológicas criadas pela mente humana, quando saem da carne juntam-se aos outros espíritos humanizados sem carne naquilo que chamamos de mundo dos devas. Aliás, já vimos isso aqui. Já dissemos que no Universo os seres se juntam a partir de afinidades. Portanto, aqueles que cultuam aos devas presos à humanidade que estão vivendo, quando saem da carne se juntam a outros seres que vivem da mesma forma.

Participante: quer dizer que não podemos pedir nada?

Pedir o quê? O que você tem que pedir pra Deus?

Participante: por exemplo, o que o senhor ensinou: Pai me faça instrumento da Sua vontade.

Eu nunca disse para você pedir a Deus para que Ele o faça como instrumento de Sua vontade. Eu disse que você deve se colocar à disposição do Senhor para ser instrumento Dele. Não é pedir, mas oferecer-se.

O que você acha que precisa pedir a alguém que é seu Pai e por isso está preocupado com sua felicidade; a alguém que é Onipresente e Onisciente e que por isso sabe tudo o que você vive e precisa; a alguém que é Todo Poderoso e que por isso vence qualquer batalha; a alguém que é a própria Justiça e que por isso sempre dá a cada um segundo as suas obras? Acho que nada, não é mesmo. Quem possui todos estes atributos sabe melhor do que você mesmo o que precisa, como ensinou Cristo ao mostrar a oração do Pai Nosso.

Quem acha que precisa pedir alguma coisa está passando um atestado de incapacidade a Deus. Está menosprezando o Senhor.