Bem aventurado - Mateus - conversa 03

Os dois alicerces

Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

Mateus 7. 24-27

O que ele quer dizer?

Participante: para mim a rocha aqui é a representação da verdade da bem aventurança.

Não. A rocha significa solidez para a construção. É usado para dizer que é sólido.

O que quer dizer é que quando o ser vive o ensinamento do mestre, o utiliza no dia a dia, solidifica a felicidade. Mas, quando não vive, ou seja, o vivencia apenas nos momentos ou lugares que quer, onde espera ganhar alguma coisa, a felicidade é perene. Da mesma forma, aqueles que usam o ensinamento apenas nos momentos do culto dizendo Senhor, Senhor, não possuem uma felicidade sólida.

Para aquele que possui uma felicidade perene, não sólida, qualquer intempere da vida faz ruir a felicidade. O que é uma intempere da vida nesse caso?

Participante. vicissitudes.

A contrariedade.

Aquele que não possui uma felicidade sólida, qualquer contrariedade, por mínima que seja o faz perder a felicidade. Por quê? Porque não vive o ensinamento diariamente. Porque só vive o que o mestre disse da boca para fora. Porque apenas fala, Senhor, Senhor, mas não cumpre o que ele ensinou.

É isso que ele está dizendo: quem vive os ensinamentos está protegido contra os sofrimentos; quem não vive, na primeira chuvinha põe tudo a perder.

Participante: posso falar que a rocha é o próprio ensinamento no seguinte sentido de que é uma estrutura solida. Dizer que é melhor se basear nessa estrutura solida para construir a sua casa do que em outras filosofias, politicas. Essas são uma falácia por assim dizer. Você jamais poderá construir uma coisa solida baseado nessas filosofias por que elas não representam um ensinamento verdadeiro?

Você não pode dizer isso porque esqueceu-se da palavra vivencia.

Dizendo que o ensinamento é a própria rocha, bastaria decorá-lo que já teria um chão de rocha. Mas, não adianta apenas conhecer tudo. S não vivenciar o ensinamento, não há rocha sob a sua construção. Ela não terá solidez.

Portanto, a vivencia é a rocha, não o ensinamento em si.

Participante: entendi.