Evangelhos canònicos - Textos

Olhando-se no espelho

Ai de vocês, professores da lei, fariseus, hipócritas, pois são como túmulos caiados e brancos que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.

Sim, os seres humanizados parecem túmulos. Por fora aquela beleza, aquela postura de religioso segurando seus crucifixos e santinhos, mas por dentro só tem vermes, podridão. De que adianta embelezar o corpo se ele fede...

O corpo humano, mesmo que vocês não sintam, fede à distância, pois é matéria sem luz. Ele é podridão, mas os seres humanizados dão tanto valor a ele.

É difícil ouvir falar de alguém se apaixonar por um homem ou por uma mulher pelo seu interno, não é mesmo? Se o interno não for bonito sempre haverá um preconceito que afastará o ser humanizado dessa outra pessoa.

Reparem uma coisa: tudo o que estamos vendo nos ensinamentos de Cristo tem como mote a busca interior. Saibam que a conquista da consciência crística não passa em momento algum por qualquer coisa exterior ao próprio ser humanizado.

Portanto, os professores da lei, ou seja, aqueles religiosos que dizem entender o ensinamento do mestre realmente são hipócritas, pois eles ainda estão apegados ao mundo exterior. Até hoje eles continuam usando os ensinamentos do mestre para mudar o exterior, ou seja, a forma de agir das pessoas. Utilizam-se dos seus púlpitos para falar clamar aos céus que proteja a vida do ser humano para que ele tenha sempre dinheiro, saúde, que seus sonhos e desejos se realizem, etc.

Eles dizem que entendem o ensinamento, mas, então, porque continuam conclamando os fiéis para buscar Deus apenas para agir no mundo exterior enquanto Cristo disse que o problema não está por fora, mas por dentro dos seres humanizados.

Quem aqui reza a Deus para agradecer a doença? Quem reza para agradecer o desemprego, a fome, as críticas e perseguições?

Muitos podem achar que estou pegando pesado demais, mas lembrem-se do que Cristo falou: será que você terá coragem de ver o seu interior refletido no espelho? Olhar-se no espelho e ver-se de verdade é ter a coragem de assumir que o errado é você e não o outro, ou seja, assumir a realidade que quem está errado é você ao dizer que o outro está errado. Apesar de Cristo ter ensinado este olhar para dentro, os seres humanizados quando se encontram frente ao reflexo do seu interior (meditam sobre as coisas do mundo) projetam uma imagem que querem ver (se acham certos) e se apegam a ela. É esse ver na realidade quem você é que Cristo conclama através dos seus diversos ensinamentos.

Deixe-me fazer uma pergunta: quando alguém faz uma coisa errada? Quando você diz que está errado. Aprendam: ninguém faz nada errado. Mesmo que alguém faça alguma coisa que seja contrária a uma lei, quando ele faz se acha certo, pois achou certo ir contra a lei. Mesmo quando alguém faz algo contra seus princípios ou verdades, ele está certo, pois naquele momento ele achou certo ir contra essas coisas. Na verdade quando um ser humanizado diz que outro está errado, foi ele que colocou erro onde não existia.

A partir disso pergunto: quando você vai olhar no espelho e dizer que o errado é você que diz que ele está errado. Ele, não importa o que esteja fazendo, está certo, porque para fazer qualquer coisa achou antes certo fazer aquilo.

Desmistificar Cristo é isso: é falar da reforma interna que cada um tem que fazer. Só quando isso é alcançado é que podemos dizer que estamos seguindo o mestre. Quem ainda se relaciona com Cristo pedindo a ele para não deixar as rugas aparecerem, para segurar o outro carro para não bater no seu, ainda não alcançou o caminho que leva à consciência crística.

De nada adianta se religar a Deus na busca da realização da sua verdade. Eu tenho uma triste notícia para os seres humanizados: Deus não está aqui para satisfazê-los. Ele não é escravo do ser humanizado (aquele que existe só para satisfazer as vontades de outros). Ele é o Senhor do Universo.

Sobre esta posição de Deus e do ser humanizado Paulo fala algo interessante: enquanto o filho for apenas filho do Dono, tem que fazer o que o Pai quer. O filho não tem poder decisório sobre a fazenda enquanto o Pai for vivo. Só depois que Ele morrer é que o filho pode assumir a fazenda e fazer o que quiser dela.

Mas, o Pai não faz o filho obedecer as suas ordens por prepotência, por sentir-se superior. Ele faz isso pensando no bem da fazenda. Quando o Pai coloca o filho para trabalhar na fazenda do jeito que Ele acha certo, o filho está aprendendo o caminho que fará a fazenda continuar próspera.

Os seres humanizados precisam aprender a conviver com a realidade que todos são filhos de Deus e que moram na casa Dele. O problema é que os seres humanizados habitam na casa do Pai, mas querem mandar nela. Querem dizer como ela deve ser organizada, como deve ser limpa, como deve ser administrada.

Pobre Pai... Foi Ele que arou a terra pela primeira vez, foi Ele que trabalhou a vida inteira para dar sustento aos seus filhos, foi Ele que organizou tudo o que existe, mas o filho quer sempre mudar, inovar e mudar tudo de lugar.

Apenas para deixarmos bem claro o assunto, pergunto: você quer ser independente de Deus?

Participante: Não, não quero...

Mentira, você quer sim... Todo ser humanizado quer ser independente de Deus e a prova disso é que sempre encontram coisas erradas na cada Dele (na vida, no planeta) que querem mudar.

Pois bem, se quer se tornar independente de Deus eu lhe digo: comece fazendo o seu próprio oxigênio. Sabe, é muito fácil você se alimentando do oxigênio que Deus cria querer mudar o mundo Dele. É muito fácil reclamar que o ar está poluído enquanto ainda se encontra oxigênio para respirar...

Essa é a realidade da vida que Cristo está ensinado. Os seres humanizados recebem tudo de Deus. O que seria do ser humanizado se não houvesse o sopro (a animação) de Deus a cada instante para manter-se vivo? Sem esse sopro o ser humanizado não seria nada: seria apenas carne que apodreceria rapidamente como ocorre com aqueles onde o sopor não está mais presente (morte física).

Cada vez que o ser humanizado respira, fala, anda, pensa ou percebe algo, Deus soprou aquela animação para ele. Nada daquilo que o ser humanizado está tão habituado a fazer que nem mais pensa como faz, seria possível se não fosse o sopro de Deus. O ser humanizado recebe tudo de Deus, mas se acha no direito de dizer a Ele como deveria fazer as coisas.

Incongruente o ser humanizado, não? Mas, essa é a verdade. É por isso que Cristo chama os seres humanizados de professores da lei, hipócritas. Pior: o ser humanizado recebe tudo de Deus e além de não perceber isso chamam os enviados do Senhor (Cristo, os mestres, mentores, santos) para mudarem o que Ele faz...

Repare: o ser humanizado, além de lutar contra Deus, chama aqueles que são submissos ao Senhor para formarem um exército para lutar contra o Senhor. Quando o ser humanizado chama Cristo para curar a sua doença, o mestre olha para ele diz: filho, foi meu Pai quem lhe deu esta doença; você acha que vou lutar contra ela? O ser humanizado chama Cristo para lhe tirar da pobreza, mas será que vocês acham que ele, que têm a consciência de que não cai uma folha da árvore sem que o Pai faça cair, vai lutar contra ela?

Para vivermos com Cristo de uma forma desmistificada, como nos propusemos neste trabalho, temos que dizer que o ser humanizado deve pedir a ele que o auxilie para passar pelo que Deus está fazendo e não para que ele combata o Pai para retirar a cruz do seu ombro. É pedir ao mestre que nos carregue no colo nesse momento e não que lute contra Deus para mudar o caminho.

O que estamos falando é diferente do que move a multidão que se arrasta atrás de Cristo hoje nos templos, nas casas de orações, nas igrejas ou nos centros. Eles sempre buscam o mestre presos ao eu, à sua vontade individual. Ninguém vai a estes lugares para pedir a Cristo que lhe dê mais situações de sofrimento. Todos vão lá pedir para si, para seu próprio benefício e o resto das pessoas do mundo que se danem. Se numa multidão que estiver na busca de Cristo o ser humanizado for o único abençoado tendo sua vontade atendida, achará aquilo uma maravilha. E o resto das pessoas que também estavam ali procurando? Ah, elas podem esperar...

Cristo não está à disposição dos seres humanos, mas sim dos espíritos para auxiliarem a estes na sua elevação. Se para isso é preciso que o ser humanizado passe por situações de sofrimento, é isso que o mestre fará.

Compreender as coisas desta forma é que é ter a consciência crística. Não acredita? Ouça Cristo fala momentos antes de ser preso e veja se não é o que estou dizendo:

Sinto agora uma grande aflição. O que vou dizer? Direi: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para isso que eu vim. Pai, glorifica o teu nome em mim...

Sei que o que estou dizendo contraria profundamente tudo o que vocês ouviram até hoje sobre consciência crística, sobre a ação de Cristo. Até hoje sempre ouviram que ele está de prontidão para satisfazer as suas vontades, os seus desejos, para lhe defender dos seus inimigos, mas não é esta a realidade que ele ensinou.

Quem tem a consciência crística não se preocupa em mudar a sua vida, mas sim o jeito como se vivencia a vida que tem. Para se alcançar esta consciência é preciso começar a olhar o seu interior no espelho e não viver externamente a si...