Bem aventurado - Mateus - Conversa 05

O pedido de um milagre

Então alguns mestres da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus: Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre.

Jesus respondeu: Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. (Capítulo 12 – versículo 38 a 42)

Assim como Jonas, vocês irão ao centro da terra por três dias e três noites.

Participante: uma pergunta: essa historia de Jonas e a baleia representa o interior da terra ?

Isso.

 Participante: eu entendi que representa a morte, pois Jesus foi enterrado por três dias e saiu de lá.

Exatamente isso.

Nós já conversamos um pouco sobre essa questão quando disse que nenhum de vocês vai sair da encarnação direto para o universo. Todos terão que passar por algum período, que vou chamar assim de desintoxicação. Para se desintoxicar da sua humanidade.

Depois de falar desse período, Jesus ensina: se Jonas passou por esse período e voltou para ensinar, o que está aqui é maior do que Jonas, pois não precisou passar por isso. Assim, o mestre ratifica Jonas, mas também deixa claro que o ensinamento dele é superior àquele. Esse é um detalhe.

Nesse mesmo texto, Cristo ainda fala da rainha de Sabá. Certamente já ouviram falar nela, não?

A rainha de Sabá era a soberana de um país árabe que tinha muitas riquezas. Depois de ouvir algumas pregações de Salomão largou todas as suas riquezas para continuar ouvindo-o. Com essa referência, portanto, o mestre está querendo se referir à importância de despossuir para ouvir os ensinamentos.

Apesar de Salomão ser um rei sábio – é assim que a historia o marca – Cristo afirma que seus ensinamentos são maiores do que os do profeta. Falando dessa forma, tanto com relação aos ensinamentos do profeta Jonas quanto de Salomão, ele demonstra a importância de suas mensagens. E, se elas são tão importantes, o sacrifício (despossuir) feito para se ouvir aqueles, precisa ser maior agora.

Agora podemos, por fim, entender o que foi dito. Aqui está a informação de que é preciso que os seres humanizados despossuam tudo na busca de algo superior. Libertem-se de tudo que têm. Diz mais: que por mais santos que se considerem, os seres que desencarnarem ainda terão que passar pelo menos três dias e três noites no fundo da terra.

Sabe por que a alusão ao fundo da Terra? Porque para os Judeus o inferno era no fundo da terra. O Reino do Céu era no alto e o inferno era no fundo da terra.

Portanto, Cristo está dizendo que todo aquele que desencarnar vai passar por aquele lugar que vocês chamam de umbral. Se não forem para lá, certamente ainda terão que ir para outro lugar, que chamam de cidades espirituais.

Por último, diante do que o mestre disse encontramos a mensagem que o mandamento de Cristo (amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo) é mais importante que qualquer coisa que possa ser ensinada. Que amar é mais importante do que qualquer outra coisa nesse mundo.

É isso que Ele quis dizer. Certo? Pergunta?