Preparando-se para viver - texto

O mundo de hoje é uma guerrilha

Esse é um detalhe que precisam compreender e um dos motivos pelos quais estávamos com pressa dessa conversa. O mundo humano está cada vez mais exigindo que se sobreponha ao outro.

Participante: competitivo...

Não vou nem falar em competição, porque acho que não existe competição.

Competição existe quando há uma disputa leal. Hoje isso não existe. Por isso afirmo que o que há é guerra para domínio dos outros. Pior: guerra de guerrilha e não um conflito declarado.

Porque falo assim? Hoje os seres humanizados dizem que amam seus irmãos, mas se esses fizerem algo que seja minimamente fora do que esperam, o amor acaba e a crítica nasce. Por maior que seja a amizade, quando o amigo faz algo que não é desejado, todo o sentimento vai embora e surge a desconfiança, a raiva, o desagrado.

Não posso chamar essa forma de agir de guerra declarada, mas de guerrilha. Num combate consciente, os oponentes conhecem as forças do inimigo. Como um ser humanizado nunca sabe o que o outro espera ou exige em determinados momentos, chamo de guerra de guerrilha, pois os embates são feitas sorrateiramente.

Participante: digamos que eu seja feliz ouvindo uma música e ela seja ouvindo outro tipo. Mesmo que viva desse jeito, imagino que o que surgirá será uma desordem, um caos e não uma harmonização.

Você falou uma frase que eu ouço há quatorze anos: a vida se transformará num caos. Desculpe, o que você chama de caos no universo é a ordem.

O caos é a forma que vocês vivem. O caos é a vida organizada por vocês. Esse é o caos. Sabe porquê? Porque quando exigem do outro alguma coisa, o que representam na histórica luta desse mundo? O mal.

Quando exige dele alguma coisa da vida, você é o mal. Por que? Porque está sendo egoísta, está exigindo que o que quer.

A existência de um mau transforma a convivência num caos, ou seja, numa guerra entre quereres. Isso acontece, mesmo que o que queira seja aceito pela média da humanidade ou pelas regras da sociedade. O que existe quando um quer se sobrepor ao outro é uma guerra entre duas individualidades.

Portanto, você precisa entender que cada vez que vem com uma ordem, uma ordenação, uma organização, você é o mal e aquele que é contrário ao seu padrão de organização é o bem. Ou seja, a eterna luta do bem contra o mal.