Religiões

O crivo da razão

Participante: Tudo que o senhor fala é de difícil crença, pois se fala muito sobre o crivo da razão. Só aquilo que não nos contradiz é que passará pelo crivo da razão e, aí então, poderá ser considerado como real.

Veja bem. Esta atividade (ter que passar os ensinamentos pelo crivo da razão) faz parte da doutrina espírita humana: ela nunca foi falada pelo Espírito da Verdade. Aliás, para combatê-la há uma resposta em O Livro dos Espíritos que afirma que os espíritos sabem muito melhor do que você sobre os seus pensamentos porque são eles que lhes dá este elemento. Sendo assim, o que você chama de crivo da sua razão, não o é, mas trata-se sim daquilo que passou no crivo da razão de outro espírito. Este é o primeiro detalhe sobre este tema

Mais: o Espírito da Verdade orienta claramente a não se deixar levar pela razão, pois ela é falseada. O que falseia a razão: o egoísmo, que segundo o próprio divulgador da doutrina dos espíritos é o principal mal do ser que encarna neste mundo.

.

Outro motivo para que a submissão ao crivo da razão não seja considerada como algo espiritual? Quantas razões existem? Você acredita numa coisa, outra pessoa acredita de forma diferenciada sobre o mesmo assunto, uma terceira diferente dos dois. Como se estabelecer com quem está a razão? Quem poderia servir de fiel para determinar a Verdade?

Realmente o ter que passar pelo crivo da razão faz parte da doutrina humanizada e se pronuncia por aquilo que você me perguntou no início: comprovar através da ciência. Como lhe respondi então, é submeter a doutrina dos espíritos às condições humanas.

Os ensinamentos devem passar pelo crivo da razão, mas de uma razão espiritualizada e não materializada. E o crivo da razão espiritual é aquilo que falamos de Deus e do espírito até aqui.

Participante: A razão faz parte do ego. É um dos seus atributos...

A razão é o ego.

O ego é composto de pensamentos (formações mentais) e memória, entre outros elementos. A razão uma formação mental formada a partir de verdades que estão ma memória (consciência). Então a razão é o ego. É a expressão máxima do ego.

Tudo que é racional não é da razão, mas do ego.

Participante: Já que ninguém pode deter a verdade para estabelecer a razão, como distinguir a razão material da espiritual?

Seguindo o que a doutrina do seu mestre fala sem juntar a ela nenhum valor material. Se você segue os ensinamentos espíritas deve seguir perfeitamente o que está em O Livro dos Espíritos.

Deus é Causa Primária de todas as coisas, Justiça e Amor, Inteligência Suprema; não existe ser humano, mas espírito; não existe vida, mas encarnação; não existem acontecimentos, mas provações. Alterando para o que está na fonte que fundamentada a doutrina, os valores do seu ego a respeito dos elementos do Universo chegará a uma razão espiritualizada. Esta razão é mais universal que a humana, mas ainda é uma razão e por isso um dia terá que ser também transformada.

Isto porque, como aprendemos da definição do elemento Deus ensinada pelo Espírito da Verdade, apenas a Inteligência Suprema é capaz de chegar a Verdade, pois possui a capacidade de compreensão máxima que qualquer ser pode alcançar. Sendo assim, o espírito de posse da sua razão máxima espiritual diz apenas ‘Deus sabe’.

Esta é a razão máxima que um espírito alcança: Deus sabe, ponto final.