O valor essencial da vida

Mergulhando na adoração a Deus

No Avadhut Gita existe uma frase que diz assim: se não existe o contemplador nem o Contemplado, para que haver contemplação? Se como ensina Cristo, você e Deus são UM, porque adorá-Lo? Ao invés de adorá-Lo, deveriam se concentrar em integrar-se a Ele, em ser UM com Ele. Isso jamais conseguirão enquanto estiverem afastados Dele adorando-O.

Participante: mas, o mandamento não é amá-Lo acima de todas as coisas?

Sim, é, mas esse mandamento não é realização, mas caminho. Vou explicar isso...

Por que o Pai pede que você O ame acima de tudo? Será que é porque Ele gosta de ser amado, de ser adorado? Não. Ele enviou esse ensinamento através de Cristo porque sabe que é o único caminho através do qual o ser pode se integrar a Ele.

A fé, o amor a Deus acima de todas as coisas, liberta do eu e o faz viver o Todo espiritual junto com Deus, integrado a Ele. Já a adoração o faz separar-se do Todo, lhe leva a se ver como algo separado do Todo.

Portanto, é preciso amar a Deus sobre todas as coisas para que possa amar ao próximo como a si mesmo. Isso é algo que vocês nunca entenderam.

Cristo fez cura num sábado. Os professores da lei, por conta do ensinamento do sabbath – ensinamento judaico que manda se guardar o sétimo dia para o Senhor – criticaram essa atitude do mestre. Em resposta Cristo afirmou: vocês não entenderam quando nas Sagradas Escrituras o Pai afirma que quer que sejam bondosos ao invés de queimarem incensos a Ele.

Deus não quer que vocês O adore, mas sim que sejam bondosos. Acontece que essa bondade só é conseguida quando se amar a Ele acima de todas as coisas. Portanto, o amor ao Pai acima de tudo não é fim, mas caminho para a realização.

Participante: caminho para se entregar a Ele?

Caminho para se entregar ao universo.

Na hora que entregar-se ao Todo universal, do qual Deus faz parte, poderá ser bondoso com o próximo. Fará isso porque saberá que o outro também é um pedacinho desse quebra cabeça que vocês chamam de universo e não uma peça que tem que ser atacada para não roubar o seu lugar.

Isso que estamos afirmando agora tem coerência com tudo o que estamos falando deste o início de nossas conversas. Mais: tem tudo a ver com toda literatura espiritual. Leia tudo o que foi trazido pelos seres espirituais e sempre encontrará uma exaltação para que se integre ao Todo, para ame a tudo e a todos.

Participante: se eu vejo Deus acima de mim, acho que fica fácil aceitar os seus desígnios e com isso me integrar a Ele.

Na verdade, quando você se integra a Deus passa a compreender o universo.

Participante: de que forma posso compreender o universo?

Responda-me: você escreveu no papel agora?

Participante: sim...

Com sua resposta só me mostrou que não compreendeu o Todo universal. Quando, mesmo vendo Deus acima de você, se integrar ao universo verá que não escreveu nada: o universo naquele momento foi escrever. Quem se integra ao universo sabe que o Todo existe como fruto da ação de Deus e que por isso ninguém faz nada: as coisas acontecem.

Com relação ao Pai estar acima de você, isso não tem problema, pois no universo realmente existe uma escala hierárquica. Acontece que essa escala, diferente da humana, não é formada por indicações, mas por merecimento. Quem está acima na escala hierárquica espiritual é porque tem ascensão moral sobre quem está abaixo. Esse é o caso de Deus: Ele está moralmente acima de você, pois é o ser mais universalizado que existe. Portanto, pensar que está acima de você não é problema.

Sendo assim, quando você se integra ao Todo age dentro do seu nível hierárquico, mas deixa que Ele comande todos os acontecimentos que acontecem. Assim, ajuda-O na obra geral sem tomar para si a posição de agente dos acontecimentos.

Para você que vive desse jeito, o amor a Deus não será uma lei que se sentirá obrigado a seguir, mas algo com o qual agirá naturalmente, espontaneamente. Por isso lhe digo que enquanto quiser amar a Deus, não conseguirá. Só poderá fazer isso quando entender o universo e conviver com a realidade.

Sim, estou falando da realidade. A cada momento no universo existem milhares de espíritos dizendo Senhor, fazei de mim instrumento de vossa vontade, enquanto milhares de outros que habitam este planeta estão dizendo: Senhor, fazei a minha vontade.