Religiões

Matéria

Continuemos... Terceiro elemento do Universo: a matéria.

Este elemento não tem nada a ver com aquilo que vocês chamam matéria na humanidade: ferro, plástico, mármore, areia, água... A única matéria que existe é uma energia universal, que não é a elétrica. Esta também é formada pela energia universal.

“27a. Esse fluído será o que designamos pelo nome de eletricidade? Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações. O que chamais fluído elétrico, fluído magnético, são modificações do fluído universal, que não é, propriamente falando, senão matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar independente”.

Para o espírito liberto da materialização não existe corpo, para a doutrina espírita dos espíritos não existe plástico, madeira, couro, etc. O que existe é uma energia que foi chamada, só para ter nome, pelo Espírito da Verdade de fluído cósmico universal.

A doutrina espírita humanizada, apesar de saber disso, não vive com esta realidade. Ela ainda acredita no corpo humano, na madeira, no oxigênio, no gás carbono como diversos tipos de matérias. Ou seja, vive o elemento material do Universo como sendo aquilo que é conhecido materialmente.

Mantendo a mesma visão da humanidade sobre as matérias, a doutrina espírita humanizada vivencia diversos tipos de matérias enquanto que a doutrina espírita dos espíritos afirma que existe um único elemento no Universo: a matéria espiritual que compõem como átomo primário todas as coisas que existem, inclusive aquilo que vocês chamam de elementos não compostos.

“30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos? De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva”.