Umbanda sem misticismo - texto

Mais sobre as religiões

Participante: até agora estávamos querendo chegar a Ele através de outros ensinamentos.

Sim, porque até agora foram religiosos de outras religiões.

Participante: não, sempre buscamos o Deus único.

Com certeza, não. Se você segue a doutrina espírita chegará apenas ao deus dessa doutrina.

Participante: não, essa doutrina leva ao Deus único.

Participando da doutrina espírita, claro que você acredita em reencarnação. Será que Deus acredita nisso? Já perguntou a Ele para saber?

Veja como você chegará a um deus diferente do das outras religiões. O Deus católico com certeza não acredita em reencarnação. Só que você acredita que o seu Deus acredita em reencarnação. Por que isso? Porque o seu deus está preso à sua doutrina.

Por isso que o seu apego à uma doutrina religiosa o levará apenas a um deus presumido.

Participante: mas, se os católicos acreditam na passagem onde Cristo encontra Isaac e Abraão, eles têm que acreditar na reencarnação.

Não. Eles creem na ressurreição e não na reencarnação.

Participante: nesse caso houve apenas uma troca de nomes ...

Desculpe, mas se você for buscar conhecer a doutrina, verá que são coisas completamente diferente.

Na verdade o que precisamos para esse trabalho é compreender que cada religião possui uma verdade e diz que a sua é real. É por isso que as duas nunca estão certas.

O diálogo que tivemos é motivado por uma coisa: toda religiosidade é vivida com paixão. É a paixão que lhe leva a dizer que a sua religião possui a verdade.

Vou falar um pouco mais de religião, mas antes deixem-me dizer algo bem claramente. Eu não estou falando mal de qualquer religião, mas da doutrina que foi criada por humanos a partir dos ensinamentos dos mestres.

Cristo, por exemplo, trouxe diversos ensinamentos. Eles são caminhos para o ligar-se a Deus. No entanto, o homem cria uma doutrina cristã, ou seja, um conjunto de princípios que utiliza os ensinamentos, mas que normalmente não possui a mesma intencionalidade dada pelo mestre. Da mesma forma, o Espírito da Verdade trouxe ensinamentos e o homem criou a doutrina espírita.

Ouça isso:

Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a doutrina espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta. Essa a razão porque traz no cabeçalho do seu título as palavras: Filosofia espiritualista.

Esse texto está na introdução I de O Livro dos Espíritos.

Cada religião é uma especialidade de algo maior, que é o viver para Deus. O espiritismo é uma das etapas do espiritualismo, assim como o cristianismo, o islamismo e o evangelismo. Era assim que Kardec encarava a doutrina espírita. No entanto, se você for a um centro ouvirá que o evangélico não consegue chegar a Deus porque não conhece o processo encarnatório, não dá passe, etc. Mas, o evangélico conhece a Bíblia melhor do que os espíritas. Isso não é ser etapas que compõem um todo?

Portanto, uma coisa é o ensinamento, outra é a doutrina criada a partir dos textos. Quando a doutrina se diz detentora da verdade, parte única do caminho a Deus, se separa do espiritualismo e com isso não mais serve para esse fim. Para de servir para o encontro com Deus e torna-se num caminho encontrar-se com o deus que ela cria.

Participante: quem é o Espírito da Verdade que responde as questões de O Livro dos Espíritos?

Boa pergunta.

Participante: ele não é meio prepotente?

Não, ele fala por autoridade moral, não por prepotência. Se quisermos analisar dessa forma, teremos que dizer que Cristo também era prepotente, pois ele disse que era o único caminho para Deus.

Apesar das palavras deles poderem parecer presunção, não há isso, porque os mestres são acima de tudo amorosos. As palavras que eles proferiram eram ditas com amor no coração. Portanto, não é presunçoso, mas tem ascendência moral para falar.

Voltando à sua primeira pergunta (quem é o Espírito da Verdade), se você observar o livro, verá que nele se encontra palavras de diversos espíritos. Por isso lhe digo que o Espírito da Verdade não é um ser, mas um colegiado de seres. Chamamos esse colegiado de ‘Academia Superior de Ciências Espirituais’. São aqueles seres subordinados a Cristo que receberam a missão de divulgar ensinamentos.

 Participante: e Kardec, é o Consolador prometido?

Não, o consolador é o próprio Espírito da Verdade, essa plêiade espiritual que respondeu às questões de O Livro dos Espíritos. Kardec foi o burocrata da religião espírita. Ele foi a pena que escreveu as respostas trazidas pelo Consolador.