Preparando-se para viver - texto

Maioria

Participante: eu me sinto contrariado porque, como a maioria, eu gosto de uma coisa e alguns não gostam ...

Por favor, não fale em maioria, pois para você, ela sempre acredita no que você acredita.

Mesmo que só você e outra pessoa creiam em algo, essa opinião será a voz da maioria para você. Por causa disso, vai sempre dizer que o que os outros acreditam está errado, mesmo que eles somem um número maior.

Para justificar a necessidade de que o outro mude o seu gostar, a vida cria diversos argumentos. Um deles é a ideia da existência de algo chamado maioria...

A mente justifica a necessidade da mudança do outro para o que ele quer alegando que a maioria dos seres humanos gostam de tal coisa. Se a maioria gosta do amarelo, porque o outro tem que ser diferente? Mais: como gosto igual à maioria, estou certo, por isso tenho a obrigação de fazer o outro gostar do que todos gostam.

A humanidade que se dane, o que a maioria gosta que se dane. Você é você e precisa fazer de tudo para que seja feliz. Se fizer apenas o que a maioria gosta, nunca saberá o que realmente é ser feliz.

Você deve se preocupar apenas com a sua felicidade. Deve se ocupar em conquista-la. Por isso, saiba que ela só será conquistada quando você não mais aceitar a culpa que se dá àqueles que possuem características diferentes.

É isso que precisam fazer durante a vida, ao invés de deixar a humanidade lhe guiar. Ao invés de se escudar atrás de ideias como a da existência de um gosto da maioria, libertem-se da obrigação de segui-la. Apegando-se a ela, a crítica ao outro ocupará seu mundo mental e isso irá lhes tirar da praia e lhes levará para mar alto sem boia.

Ao invés de se deixarem levar, parem e não compactuem com o que está sendo dito. Diga a si mesmo que se o próximo gosta de uma coisa diferente, isso não quer dizer que ele é uma besta nem nenhum ser maldoso que quer lhe atacar. Diga a si mesmo que isso acontece porque ele é uma individualidade que possui um conjunto de características diferente de você. Isso é saber viver.

Só que para viver assim é preciso que estejam preparados para a vida ao invés de simplesmente se entregarem à ela. Sei que é mais fácil dizer que o outro não presta, pois se não fizerem isso, terão que enfrentar a humanidade, a suposta maioria. Só que se não a enfrentarem, continuarão vivendo de uma forma anormal, se comparada à outros povos do universo. Vivendo de uma forma anormal, como esperam integrar-se ao todo?

Quando o ser humanizado não se esmera na busca de silenciar o critério de errado que a mente atribui àqueles que pensam diferente, leva a vida na leviandade.

Viver apenas a partir daquilo que a mente lhe diz para viver é ser leviano. É leviandade. Esta forma de viver transforma vocês em seres infantis, imaturos.

Participante: e quando numa equipe de trabalho você tem a posição de chefia e acaba contrariando a sua equipe com as determinações que passa?

Ainda chegaremos a este aspecto. Espere um pouco, por favor.

Tem um ditado que diz que manda quem pode e obedece quem tem cabeça. Por enquanto esta é a minha resposta. Depois falaremos mais.