Hipocrisia

Líderes

Nem devem chamar ninguém de líder porque vocês têm um líder, o Messias.

Só existe uma liderança: Cristo. Ele é o líder de toda espiritualidade que vive no planeta Terra. Então, o papa, o dono do centro espírita, o pastor evangélico, não são líderes, mas subordinados a Cristo. Agora, como podemos compreender a subordinação do espírito a Cristo? Segui-lo incondicionalmente.

“Eu sou o caminho, a verdade e a luz. Ninguém chega a Deus a não ser através de mim”. Nesta máxima está retratada a liderança que o Cristo exerce. Mas, o que será ser o Cristo? O que será esse caminho ser Cristo? É viver a vida Cristo, como ele viveu. Ser Cristo, seguir a liderança do Cristo é viver como o mestre viveu.

É seguir as intenções com as quais Cristo viveu; praticar os ensinamentos como ele praticou. Que me desculpe o papa, mas ele não pode ser subordinado de Cristo morando em um castelo. Porque o mestre ensinou: “abandone todas as suas posses e me siga”. Enquanto ele ou sua religião tiverem posses não estarão seguindo Cristo, quaisquer que sejam os motivos alegados para elas existirem.

Que me desculpem os religiosos, mas enquanto eles não saírem dos seus castelos enfeitados, sejam centros, templos e igrejas e irem para rua, de esquina em esquina pregando o amor universal, não seguirão a liderança do Cristo. Como o mestre ensinou, o templo de Deus está dentro de cada um e não em recintos fechados.

É isso que Cristo nos ensina neste trecho. Se quiser deixar de ser professor da lei, você tem que aceitar a liderança de Cristo, ou seja, tem que colocar em prática, como ele colocou, todos os ensinamentos. Não é colocar em prática apenas o que quer e gosta ou aquilo que acha que está certo, arranjando justificativas para não fazer o que não quer.

Seguir a liderança de Cristo: esse é o caminho que leva a Deus. Mas, seguir a liderança do Cristo é agir desta forma e não apenas ficar rezando para ele. É viver como ele viveu nos mínimos detalhes. Para poder colocar esse ensinamento na prática aconselho aos seres humanizados a perguntar a si mesmo a cada segundo, a cada acontecimento, o que será que Cristo faria nesse momento?

O que será que Cristo faria agora? Como reagiria neste momento? Qual ensinamento pode ser aplicado agora na minha vida? Isso é seguir a liderança do Cristo.