Síndromes da vida

Harmonia

Sabe como se auxilia uma pessoa que reclama do seu cônjuge? Pergunte a ela: o que você faz por ele? O que você faz para manter a relação? Invariavelmente a resposta do ser humano conterá algo do tipo ‘eu faço o melhor para ela’.

Neste momento, pergunte de novo: será que o que você acha que é o melhor para ele é realmente o melhor ou será que busca sempre o que é melhor para você? Será que quando exige que ele faça alguma coisa não está pensando apenas no que quer?

Quando vocês perguntaram aos seus parceiros (as) o que eles queriam fazer em um determinado momento? Quantas vezes vocês perguntaram aos seus maridos como eles queriam se vestir? Quantas vezes vocês perguntaram a eles como queriam a casa arrumada? A casa é dos dois, mas tem que estar arrumada do jeito que você gosta, não? E se ele não gosta do jeito que você arruma a casa? Para vocês, isso é problema dele. A casa ficará arrumada do jeito que você quer porque acha que este é o certo

É isso que vocês não entendem. Para que qualquer relação entre dois seres humanos seja harmônica, o que é preciso?

Participante: união dos dois, aceitação do outro...

Não é isso... Repito a pergunta: o que é preciso?

Veja bem. Você e seu marido são duas pessoas diferentes. Possuem bilhões de gostos diferentes, de verdades diferentes, de anseios diferentes. Como, então, vocês podem conseguir harmonia? Como é que a água e o óleo podem se misturar?

Participantes: ...

Reparem bem. Vocês são casadas há tanto tempo e não conseguem me responder o que fazer para manter uma união. Como podem, então, esperar ser feliz nos seus relacionamentos?

Sabem como harmonizar duas coisas tão diferentes? Cedendo...

Só vai haver harmonia num casamento quando cada um ceder um pouco. Enquanto não houver cessão de alguma coisa por parte dos dois, o que haverá na relação é sempre choque. O que haverá é cada um querendo impor a sua vontade.

No estudo desta síndrome começamos falando de traição, de infidelidade, mas isso só acontece quando não há harmonia entre os que se relacionam. Como eu disse, a pessoa vai procurar fora o que não tem.

O que a pessoa vai procurar fora? Vocês dizem que o que leva alguém a infidelidade é a atração sexual, mas isso não é real. Ninguém é atraído para uma relação extraconjugal por conta de outro homem ou de outra mulher como vocês imaginam, mas o que busca fora da relação é a felicidade que não tem no casamento.

O que faz um ser buscar outra pessoa fora do seu relacionamento é a insatisfação de não ter no seu casamento o que ele quer para si.

Participante: a gente diz que quer o melhor para os outros da boca para fora, pois na verdade só quer o melhor para si mesmo. Nós queremos que o outro se mude para aquilo que achamos melhor.

Perfeito...