Reforma íntima - Textos - volume 06

Espírito na carne

O ser humano aprendeu, durante os séculos, que todos aqueles que compreendessem as coisas de difícil explicação eram sábios e por isso deviam ser seguidos. Este conceito levou diversos encarnados a super valorizar os ensinamentos trazidos pelo plano espiritual conseguindo, assim, poder sobre outros que passavam a admirá-los.

Para firmar ainda mais este poder, os seres humanos apequenavam a massa da população levando-a a procurar a perfeição dentro do cumprimento das leis de Deus. Esta forma de proceder colocou o espírito muito afastado do objetivo imposto e levou muitos a exageros ou desânimos. Esta cobrança, porém, esbarra em um ensinamento presente em todas as religiões: Deus é a Perfeição.

Somente Deus possui a perfeição em todos os seus atos e, portanto, nenhum outro espírito pode possuir esta característica. Somente este conceito ameniza a busca, facilitando aos espíritos alcançar os objetivos para sua evolução.

Mas, existem ainda outros aspectos que devem ser observados. O Universo não anda em saltos, explicou Kardec ao planeta. Existem degraus de evolução aos quais os espíritos estão submetidos e que precisam ser galgados um a um para a busca da evolução espiritual.

O mundo de provas e expiações, no qual ainda vive a maioria dos espíritos na carne sobre o planeta, está muito afastado da perfeição que lhes é exigida. Este é um mundo de conhecer e ainda não é um mundo de interiorizar onde se age com posse definitiva das energias boas.

Durante todo o processo de provas e expiações a busca do espírito na carne deve ser reconhecer as energias boas e tentar priorizar o seu uso em detrimento das energias negativas. Neste processo muitas vezes o espírito reconhecerá as energias positivas e conseguirá buscá-las no Universo, mas muitas vezes não agirá desta forma e tropeçará.

Entretanto este tombo não poderá ser considerado algo terrível (pecado), muitas vezes sem perdão. Deverá ser compreendido como falha compreensível para aquele que ainda não conhece toda a verdade e por isso está estudando.

O que deve balizar a vida do espírito na carne é a busca do acerto e não a visão exclusiva dos seus erros. Aquele que buscar acertar constantemente estará executando o seu trabalho no mundo de provas e expiações. Esta busca se dá na matéria densa e por isso foi afiançado a Kardec que o espírito evolui quando está na carne e não fora dela.

Isso acontece porque existem as tentações (energias negativas) e a escolha a ser feita. Quando fora da carne o espírito não possui essas tentações e por isso fica mais fácil agir como Deus quer. Assim, para o mundo espiritual a vida na carne é concebida como uma guerra: a energia positiva contra a negativa. Aqueles que se expõem nesta guerra são considerados pelo plano espiritual como heróis.

Esta é a real visão e o real objetivo da vida espiritual na carne. Assim, não existe por parte do plano espiritual acusação contra nenhum irmão na carne, mas o carinho e a valorização de todos os irmãos que estão na frente da batalha.

Desta forma, o EEU busca resgatar essa real visão espiritual, informando a todos os irmãos na carne que eles são valorizados pelo mundo espiritual e por isso devem procurar a sua melhora paulatinamente, sem cobranças excessivas de resultados, mas uma busca constante.

“A vida é uma caminhada por uma estrada cheia de buracos, com a única certeza: que vamos cair. No tombo devemos nos levantar, sacudir a poeira e continuar a caminhada com uma única certeza: vamos cair novamente”. (Velho JOAQUIM)

“Quando você cair, você precisa levantar rápido do chão. Levantar. A maior falha é você entender que caiu e não procurar se levantar imediatamente”. MARIA, mãe de Jesus - Livro: As Mensagens de Maria para o Mundo