Religiões

Elementos do universo

“27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal”. (‘O Livro dos Espíritos’).

Para começar nosso estudo, vimos durante o estudo de O Livro dos Espíritos que a doutrina espírita dos espíritos afirma que o Universo é composto por dois elementos: o espírito e a matéria. Mas, diz mais ainda: acima de tudo (espírito e matéria) está Deus. Este é o princípio básico que compõe a Realidade do Universo para a doutrina espírita dos espíritos ou para o conhecimento que os espíritos transferiram para o mundo terrestre.

Se a doutrina espírita humana possui outros elementos, como, por exemplo, tiro, soco, abraço, a crença da existência destes elementos é apenas humana e não espiritual. Tais elementos não estão arrolados na doutrina dos espíritos e, por isso, afirmo que para nós eles não existem. Isto porque a doutrina dos espíritos fundamenta-se na existência apenas dos elementos espírito e matéria e não confere a outros o título de Real.

Esta é a primeira constatação deste estudo: tudo que existe é apenas a matéria e o espírito e, conforme ensina ainda o Espírito da Verdade, acima de tudo Deus.

Podemos, então, definir Universo como ‘um aglomerado de matérias onde existe o espírito e Deus, que está acima de tudo’. Esta é a Realidade Universal. Qualquer coisa que não se encaixe em espírito, matéria e Deus é um elemento humano e, portanto, não existe realmente (absoluto), mas de forma relativo (durante algum tempo e para alguns).