Religiões

Doutrina

Então vamos começar o tema de hoje especificamente, já que ele esteve presente até agora nestas respostas que dei.

Durante quase dois anos estudamos O Livro dos Espíritos na integra. Pergunta após pergunta lemos e comentamos cada uma das mil e dezenove perguntas e suas sub-colocações.

Neste estudo descobrimos algo interessante: a doutrina (“conjuntos de princípios que servem de base a um sistema filosófico” – Mini Dicionário Aurélio), que surgiu deste estudo não tem nada a ver com aquilo que é conhecido como doutrina espírita entre os encarnados.

Por que isso? Porque, embasado nos ensinamentos dos espíritos, foi criada uma doutrina espírita humanizada. Ou seja, os ensinamentos dos espíritos foram traduzidos (compreendidos) de acordo com as verdades do planeta Terra (humanas).

Esta tradução foi feita mais ou menos como me perguntaram agora a pouco sobre os efeitos da magia: a ciência comprova tal fato; a lógica material humana está atendida? Se a ciência e a lógica humana não estavam contempladas na compreensão do ensinamento, atendamos estes elementos primeiros.

Assim sendo, aquilo que os espíritos ensinaram passou inicialmente pelo jugo das verdades humanas, que são relativas, e, com isso, criou-se, então, uma doutrina que atendesse primariamente a estes elementos para, só depois, atender às Verdades e Realidades espirituais.

Sendo assim, posso dizer, então, que o espiritismo é a doutrina dos espíritos, mas que ela é conhecida pelos moradores do orbe terrestre (é formada por verdades) humanamente.

É sobre isso que quero conversar hoje: sobre as duas doutrinas.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que, ao falar que a doutrina dos espíritos foi humanizada, não estou falando em errado, pecado ou heresia. A humanização da doutrina dos espíritos é perfeita porque foi gerada por Deus através dos egos humanos.

Para que? Para servir de prova ao espírito...

É a mesma coisa que respondi quando vocês me perguntaram sobre magia e o que responderia se me perguntassem sobre qualquer doutrina religiosa, já que todas elas foram humanizadas: elas foram humanizadas por Deus através do ego para ver se o espírito ama mais a sua religião do que ao Pai e ao próximo. Nunca se esqueçam disso: em tudo que acontece no teatro da vida está embutida uma essência que é a provação do espírito.

Sendo assim, vamos falar das conclusões que tiramos, que é a doutrina espírita dos espíritos e compará-las com as compreensões que doutrina espírita humana chegou.

Será isso que vamos falar hoje.