Preparando-se para viver - texto

Dominador

Sabe de uma coisa? Contrariedade é como câncer. Nasce uma pequena célula cancerosa; depois se reproduz. Quando se vê, o organismo todo já está canceroso.

O simples não guardar a toalha no lugar certo depois do banho, que parece nada, transforma-se numa mágoa. O fato de um não ter guardado a toalha no lugar certo e do outro reclamar, vai criando máculas na relação do casal. Amanhã acontece outra coisa onde cada um exige que o seu anseio seja atendido e se cria uma nova marca negativa na relação. A cada momento onde um se contraria com o outro, marcas vão sendo criadas. Quando prestarem atenção ao relacionamento, um já não aguenta mais olhar para a cara do outro.

Por favor, como sempre, se estiver falando besteira, me mostrem o que estou falando diferente do que acontece diuturnamente nas casas deste planeta.

Não é isso que é a vida? Não é assim que as coisas acontecem? Vocês não vão ficando aos poucos de saco cheio de tanta cobrança, de tanto querer que se atenda os desejos do outro mesmo contra o que você quer?

Por isso é preciso que esteja atento e se prepare para a vida. Para isso diga para si mesmo: ‘nesse mundo todos são diferentes uns dos outros. Por isso tenho que estar preparado quando não acontecer o que quero para não deixar que a minha mente me leve de roldão e diga que essa diferença é um erro, que ele existe para me atacar, que existe como uma forma de ataque para que eu sofra’. Fazendo isso, terá um relacionamento muito bom, será feliz no relacionamento...

É isso que vocês não entendem. Por conta de uma casa arrumada, por conta de acontecer o que querem, o que jogam fora é a felicidade. Abrem mão da felicidade em troca do mínimo de organização, do mínimo de cooperação.

Quanto valor dão à felicidade? Qual o valor real que dão ao estar em paz, harmonia, tranquilos? Acho que nenhum, pois por qualquer coisa jogam fora a paz, a tranquilidade e harmonia. Por que? Porque o ser humano joga tudo fora por qualquer coisa?

Participante: por quer ter razão...

Não.

Participante: porque é mais cômodo.

Não, agir do modo que agem não é mais cômodo. Pelo contrário. Seria mais cômodo dar a cada um o direito de fazer o que quer.

Participante: pela ignorância?

Não. Por que o ser humano é dominador por natureza.

Você não se contenta em conviver com outra pessoa: acha que tem que dominá-la. Quer esmagar nela o desejo e a vontade, porque são diferentes dos que possui.

O outro tem que fazer o que você quer, tem que ser do jeito que você gosta, se arrumar com a roupa que você quer, limpar a casa do jeito que você quer. Diante de tantas obrigações, se não dominá-lo, domá-lo, não conseguirá saciar tantos desejos. É por isso que quer sempre dominar os outros ...

Participante: como é que se pode mudar o que é natural?

Sabendo que isso é antinatural. Que nasceu com isso para deixar de ser assim. Você precisa compreender que não ama ninguém, porque precisa dominar os outros para que as suas vontades sobreponham-se às deles.

Tem pessoas que não conseguem ser dominadas e por isso você não consegue conviver com elas. Quando diz para alguém que deve agir de determinada forma e ela lhe contrapõe, você sai de perto e não quer mais saber dela. Porquê? Para não correr o risco de ser dominado.

Participante: como é que se lida com alguém que quer nos dominar?

Enquanto estiver do lado da pessoa que quer lhe dominar avalie o quanto é importante estar em paz, feliz e harmonizado com o mundo. Se der a isso uma importância maior do que ter a sua vontade satisfeita, engolirá o que o outro faz e com isso não viverá agressão.

Você quer ser feliz ou ter razão? Quer ser feliz ou quer a sua razão prevaleça sobre o outro? Você escolhe o que quer viver. Agora, se não aguentar mais o contato com aquela pessoa e se a sua vida for afastar-se dela, afaste-se.

Participante: engolir sapo é amargo...

Para quem? Para quem acha mais importante não engoli-los do que ser feliz. Quem acha mais importante ser feliz do que engolir sapo, engole a todos e ainda por cima sorri.