Emoções

Consolo

Participante: Dar a atenção, por vezes, é mais importante do que dar o dinheiro...

Exato. Agora, dar a atenção, não é chorar com as pessoas. ‘Ah você está sofrendo, coitadinha’. Ou então, quando alguém estiver numa situação ruim, você concordar em ‘como é difícil a situação dele’. Dar a atenção é auxiliar o ser afundado no lamaçal do sofrimento a sair de lá e não empurrá-lo mais para o fundo...

É dizer: ‘Concordo, você está nesta situação, mas o que vamos fazer. Tem como resolvê-la agora? Não. Então, pare de chorar. Se lamentar resolvesse o seu problema eu sentava do seu lado e chorava também. Desta forma, vamos lá. Levanta, enxuga as lágrimas e vamos sair e esquecer o problema. Quem sabe saindo, você encontre a solução’.

Isso pode consolar; o chorar com ele não ajuda em nada. Digo isso porque foi esse o exemplo que os seres humanizados do planeta Terra receberam. Na Bíblia está claro: Cristo não sentou e chorou com as pessoas que estavam doentes. Ao invés disso afirmou: você acredita que eu posso lhe curar? Então vou lhe curar.

Ele agiu, não lamentou o destino dos outros. Agora, se nós apenas choramos com os doentes, coitados deles: já estão doentes e ainda terão que receber a sua tristeza para compartilhar com a doença.