Preparando-se para viver - texto

Consciência do seu estado de espírito

Participante: o que acontece comigo? Durmo bem e acordo completamente contrariada...

O que acontece quando dorme? Nada de diferente de estar acordada. O seu mundo mental continua funcionando como se estivesse acordada. Por isso existem as mesmas coisas que acontecem quando está acordada.

Se acorda contrariada, é sinal que enquanto dormia, no seu mundo mental, vivenciou contrariedade. Quando acordar vivencia a contrariedade que acontece enquanto você está dormindo. Só isso.

Participante: mas, qual o remédio para isso?

Ouçam bem que isso é importante.

Esta moça falou sobre algo que é muito importante para vocês: estado de espírito. Há momentos onde estão com estado de espírito de macaco. Nestes dias, se lhes chamarem de bonita, já chutam as pessoas.

O que fazer nestes momentos? Tem consciência do seu estado de espírito; tem consciência de que levará tudo para o lado negativo? Então, afaste-se das outras pessoas. Fique quietinha num canto até que o seu estado de espírito se mude.

Tenha a certeza que a vida explorará seu estado de espírito para gerar mais contrariedades. Assim, sofrerá mais, se não se cuidar. Controle-se porque tem a certeza de que não está no seu normal. Mais um detalhe: tenha a certeza de que neste estado ficará difícil se controlar. Por isso, antes de arrumar uma bomba nuclear para a sua vida, afaste-se de todos. Fique afastada dos outros e peça para eles lhe deixarem em paz até que consiga mudar seu estado de espírito e voltar ao normal.

Quando mudar seu estado de espírito terá mais condições de não deixar a vida lhe levar para mar aberto. Aí pode voltar ao convívio com outros seres humanos.

O que estou falando agora tanto faz se o seu estado de espírito atual começou dormindo ou acordada. Se no meio dia ver que caiu neste estado de espírito, tente se esquivar do contato com outras pessoas.

Na hora que sentir que está fora do seu estado normal, não importa onde esteja ou quando seja, afaste-se. Vá para o seu canto e fique ali sozinha até que esteja em condições de enfrentar o seu mundo normal. Se não fizer isso, a vida pode explorar estes momentos e gerar contrariedades que deixarão marcas profundas.

Participante: esta mudança de estado de espírito não deixa de ser uma prova para mim?

Não deixa de ser ... Isso porque a prova é a vicissitude, a mudança do estado de espírito.

Não é o estado de espírito em si que é a sua prova, mas a alternância entre eles.

Participante: em que momento devo reagir? É na hora que estou reagindo ao que outra pessoa faz ou na hora da reflexão sobre como agi?

É na hora da reflexão que deve agir. Na hora que está acontecendo alguma coisa, que vocês está vivendo algum acontecimento, não consegue agir junto à sua mente, pois não tem condições de separar-se da vida.

Agora, de tanto refletir pode ser que mude. A repetição pode lhe levar a agir automaticamente de uma forma. Apesar de falar assim, repare que disse que pode acontecer: não quer dizer que obrigatoriamente vá ocorrer...

O que precisa entender é que só pode agir na vida na hora que conversa com ela. Na hora que está brigando com outra pessoa não está conversando com ela: neste momento apenas a vida fala.