Religiões

Confrontação da doutrina humanizada

Participante: Vamos transcrever esta palestra e mandar para a Federação Espírita Brasileira.

Não, você não ouviu o início da palestra. Antes de começar a falar deixei bem claro que ninguém é culpado, errado ou que a doutrina espírita não presta. Não é isso que estou dizendo. O que deixei claro foi que a doutrina espírita humanizada é, também, uma prova para ver se você ama mais a Deus ou aos conceitos que ela lhe transmite. E, se tudo são provações, constatar que ela fala diferente daquilo que você acredita, também é uma prova para ver se a ama do jeito que é ou se quer acusá-la de estar errada. Se conseguir encontrar erros nela, com certeza quem está falando é o seu egoísmo...

Saiba: não se converte ninguém à sua religião. Não mande este texto para ninguém com esta intenção: ele é só para você.

Participante: Faz tempo que lido com este tema, mas somente agora encontrei as palavras exatas. Já tive discussões homéricas sobre o tema.

É claro que esta conversa será transcrita e divulgada, como todas que fizemos até agora, mas não faça dela uma arma para julgar e acusar os outros. Se quiser, coloque-a a disposição de seus amigos, mas se eles não quiserem acreditar, conceda a eles este direito sem criticá-los. A decisão de crer ou não é fruto do livre arbítrio deles.