Vida cristã - Estudo da carta aos Efésios

Bençãos espirituais em Cristo

Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta ao povo de Deus da cidade de Éfeso, o povo que é fiel por estar unido com Cristo Jesus.

Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais no mundo celestial. Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para pertencermos a Ele, sendo unidos com Cristo, a fim de sermos somente Dele e estarmos sem culpa diante Dele. (Carta de Paulo aos Capítulo 1 – versículos 1 a 4)

Paulo começa a carta aos Efésios afirmando que essa vida não é resultado da vivencia dos acontecimentos ocorridos nela, mas que tudo que se pratica agora já vem programado antes do “próprio mundo existir”. Esta programação é feita por Deus, ou seja, nada é obra do acaso ou da sorte. É isso que precisa ser compreendido.

 Viver a vida material não é o que o ser humanizado pensa (vivenciar acontecimentos que ocorrem sem nenhuma programação anterior), mas simplesmente realizar coisas que foram programadas anteriormente.

A vida é criada antes do nascimento do ser humanizado com todos os seus detalhes, com todos os envolvimentos. Criada pelo espírito que irá vivenciá-la, mas ratificada por Deus, o que dá a Ele a autoria.

A vida do ser humanizado é, portanto, resultado da vontade de Deus. Quando chega à carne (nascer), o que o ser faz é passar pelas situações que criou antes do nascimento, ou seja, vivenciar a vontade de Deus.

Isso Paulo nos diz nesse trecho, mas afirma mais: por estar unido com Cristo não tenho do que me envergonhar do que faço. Vamos entender isso.

A união com Cristo é a vivência dos acontecimentos da vida pré-programada sentindo apenas o amor universal por tudo e por todos. Quem conhece essa realidade do universo e vivencia a vida com esse amor, não sente culpa por nada que tenha feito, dito ou pensado.

Sabemos que o ser humanizado carrega culpas durante a vida, mas pergunto: culpa do quê, de quê? Ninguém pode ser culpado de nada, pois tudo que acontece a todos já estava previamente escrito, sancionado por Deus, ou seja, o acontecimento foi fruto da vontade do espírito e foi aprovado por Deus.

Que culpa tem o ser de fazer aquilo que foi sancionado por Deus? Nenhuma. A única culpa, se quiser que haja uma, nos acontecimentos que os seres humanizados protagonizam não está no ato em si, mas na intenção com a qual os vivencia.

A culpa que o ser humanizado pode ter nos acontecimentos da vida é vivenciar das coisas prescritas querendo ser feliz individualmente, que as suas posses, paixões e desejos sobreponham-se à dos outros.

Portanto, se há alguma culpa que o ser humanizado possa apontar em si mesmo é aquela que é gerada pelo individualismo, ou seja, o amor a si mesmo acima de todas as coisas. Para libertar-se dela de nada adianta o ser humanizado ficar apenas se culpando: deve exterminar as paixões, as posses e os desejos que geram o individualismo. Precisam eliminar a ação dessas propriedades.

É isso que Paulo nos ensinou nesse início da Carta aos Efésios: você veio para a carne com o destino pré-traçado e por isso não há porque se sentir culpado de praticar qualquer ato.

Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos faria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois esse era o seu prazer e a sua vontade. Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça que Ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho.

Pois, pela morte de Cristo na cruz, somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. (Capítulo 1 – versículos 4 a 7)

Pela morte do Cristo na cruz somos perdoados: é o que diz Paulo.

Na verdade o nosso perdão não surge por causa da morte do Cristo em si. É pela nossa morte alcançada sendo Cristo (matando o individualismo) a cada segundo é que somos perdoados. Nossos pecados serão perdoados através da vivência de uma vida Jesus Cristo (encarnação sem individualismo).

Para viver na glória de Deus é preciso que cada um vivencie uma encarnação como fez o mestre, ou seja, colocando em prática os mesmos valores que ele colocou. Só essa vivencia leva o ser a alcançar a elevação espiritual, acabando, assim com o pecado.

A partir desse conhecimento, podemos entender que não adianta se buscar outro caminho para chegar a Deus. De nada adianta querer se intelectualizar a elevação espiritual, buscando compreensões sobre o mundo espiritual que fogem à compreensão do ser humanizado. O único caminho que leva a Deus é a vida Jesus Cristo. Quem não pratica essa vida não chega a Deus. Esse é o ensinamento de Paulo.

É preciso também parar de querer imaginar outras formas (práticas religiosas) de se chegar ao Pai. De nada adianta ficar o dia inteiro na igreja rezando e com isso esperando que a santidade (aproximação com Deus) chegue. Isso não ocorrerá, pois se esse fosse o caminho, Jesus Cristo o teria feito. Como ele não fez isso, como não viveu desse jeito, esse não é o caminho para Deus.

Para se alcançar à elevação espiritual é preciso viver na sociedade, expor-se às suas situações carmáticas com amor para poder alcançar o Reino do Céu, como o Cristo fez.

Como é maravilhosa a graça de Deus que Ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo. (Capítulo 1 – versículos 7 a 9)

Qual o plano secreto de Deus que foi revelado através de Jesus Cristo? O que Deus revelou através de Jesus Cristo para você? A vida material como instrumento da vida espiritual.

A vida material faz parte de um plano que Deus criou para auxiliar os espíritos no processo de elevação, no caminho da evolução espiritual. O que quer dizer isso? Que a vida humana não existe para ser gozada no sentido individual, na busca da glória material, na busca de se alcançar os anseios humanos. Ela existe como instrumento criado pelo Pai para que cada um vivencie a sua crucificação diária, com fé amor, esperança, igualdade e felicidade. Esse é o plano secreto de Deus. Foi o que Ele idealizou, planejou, para a elevação de cada filho.

Esse entendimento precisa ser interiorizado por cada um dos seres humanizados como uma verdade absoluta. A vida precisa ser encarada buscando a felicidade de todos e não como um campo onde se busca o prazer individual.

A vida que os seres humanizados vivem é morte, pois não é vivenciada como o plano secreto de Deus. A humanidade acredita que a vida é uma realidade, quando ela não é: é toda uma ilusão criada para que cada um possa abrir mão das suas intencionalidades individualistas e com isso ganhar o Reino do Céu.

Para você obter resultados nessa vida, no sentido espiritual, é necessária essa compreensão e, com isso, deixar de viver a vida carnal por ela mesmo. Deve parar de trabalhar para ganhar dinheiro; parar de casar para ter mulher; parar de dirigir para chegar. Aproveitar a vida como instrumento da elevação espiritual é não viver por ela mesmo, mas sim como circunstâncias gerada pelo plano divino para a sua elevação espiritual.

Isso muda todo o sentido da vida. A partir daí ela passa a ter um novo sentido. Você não irá mais trabalhar para trabalhar, mas trabalhará para alcançar a evolução espiritual. Não mais casará para ter uma mulher, mas para vivenciar carmas.

É isso que Paulo está nos ensinando e que precisamos compreender, pois sem essa compreensão o ser vive essa a vida material de uma forma ignorante, ou seja, ignorando o seu sentido real, ignorando a realidade da vida. A humanidade vivencia a vida no seu sentido figurado, pensando que é realidade: ‘eu acho que estou indo’, ‘acho que estou fazendo’. Isso não é verdade, não é realidade.

Esse ensinamento do Paulo é muito forte, mas, “arrependei-vos, o Reino do Céu está próximo”. A hora chegou: não dá mais para brincar de evolução espiritual. Não dá mais para ir para a igreja aos domingos e dizer que está fazendo alguma coisa pela sua elevação espiritual. Ir ao Centro no dia de palestras e achar que está dedicando-se à sua elevação.

A verdade está batendo à porta de todos os seres humanizados e eles estão negando-se a abrir mão dessas visões inverídicas sobre os acontecimentos da vida. Se não mudarem a forma de viver, não conseguirão alcançar a evolução espiritual.

Esse plano é o de unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que há no céu e na terra.

Pois, tudo é feito de acordo com o plano e a decisão de Deus. Ele nos escolheu para ser o seu próprio povo unido com Cristo, de acordo com a sua vontade e com o que Ele havia decidido desde o princípio. Portanto, nós que fomos os primeiros a pôr a nossa esperança em Cristo, louvemos a grandeza de Deus!

Assim aconteceu com vocês também. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a Boa-Notícia que anuncia a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo que tinha prometido. (Capítulo 1 – versículos 10 a 13)

O Espírito Santo é a evolução, é receber a consciência espiritual. Deus lhe dará a evolução espiritual, mas só fará isso quando acreditar em Cristo. Mas, o que é acreditar em Cristo? É acreditar que existe uma vida fora da carne, crer que a existência humana é um simples preparatório para a outra vida, que ninguém vem ao mundo para se satisfazer, mas para servir a Deus e ao próximo.

Isso é acreditar em Jesus Cristo. De nada serve afirmar categoricamente que é cristão, utilizar a cruz pendurada em corrente, dizer que acredita em Jesus Cristo, se não vive a vida como ele ensinou. De que adianta se carregar santinhos na carteira ou fazer orações imensas, se não promove a sua reforma íntima. Isso é hipocrisia.

Nada adianta, a não ser a ação do ser humanizado para aproximar-se de Deus, abandonando seus valores individuais. Para fazer isso é preciso crer em Cristo, ou seja, vivenciar a vida carnal como ele viveu (com os mesmos valores sentimentais). Enquanto você não crer em Cristo, enquanto não viver emocionalmente como ele ensinou, ter os mesmos valores que ele teve (consciência crística) não está fazendo nada no sentido da sua elevação espiritual e por isso não poderá ser marcado por Deus com a consciência espiritual.

Enquanto a vida Jesus Cristo não for a sua vida, você não conseguirá ver-se como espírito na carne, mas continuará agindo como ser humanizado.

O Espírito é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo e de que Deus dará completa liberdade aos que são seus. Portanto, louvemos a sua grandeza! (Capítulo 1 – versículo 14)

A existência do espírito, a existência da vida depois da carne, a existência de uma outra compreensão do mundo. Essa é a garantia de que existe tudo o que está programado para o próximo mundo.

Jesus Cristo e todos os mestres narram a beleza do outro mundo, cada um na sua linguagem. Apesar disso, você teria o direito de duvidar dessa outra vida. Só que Paulo, aquele que recebeu os ensinamentos em outro mundo, nos diz: a convicção de que existe um espírito, ou seja, algo mais do que essa carne, é a certeza de que existe uma outra vida além dessa e que aquilo que é prometido para outra vida é verdadeiro.

O ser humanizado vive louco para ir para o paraíso, mas não mexe um centímetro na rotina de sua vida, não muda um milímetro da sua forma de viver para conquistar isso. Quer ganhar o paraíso gratuitamente, sem fazer nada, sem abrir mão de nada. Impossível.

O que a humanidade quer, na verdade, é invadir o paraíso, dominá-lo à força impondo a sua realidade a esse lugar santo, ao invés de mudar-se para merecer ir para o paraíso.